terça-feira, 13 de agosto de 2013

Papa encontra Argentina e Itália e diz ser difícil escolher para quem torcer

Fonte: Globo Esporte
Edição; Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação Itinerante do Esporte Comunitário)

Papa Francisco recebe galhos de oliveiras de Messi e Buffon (Foto: Agência AP)

Francisco prefere não escolher um lado no amistoso desta quarta-feira, em Roma, e pede que jogadores não esqueçam do papel social que possuem

Razão principal do amistoso entre Argentina e Itália, nesta quarta-feira, Papa Francisco não pretende tomar partido entre as seleções. Em um encontro com os elencos e comissões técnicas dos dois times nesta terça-feira, no Vaticano, o Sumo Pontífice disse não saber por quem torcerá na partida, que será realizada em Roma e, como de praxe, pediu orações para ele.

- Será um pouco difícil para mim torcer para uma ou outra equipe, mas por sorte é um amistoso. E que seja verdadeiramente assim, eu vos peço - disse o Papa aos atletas, na Sala Clementina do Palácio Apostólico do Vaticano, referindo-se ao fato de ser argentino, mas morar na Itália e ser bispo de Roma.

O encontro durou cerca de 15 minutos e contou com os astros das equipes, inclusive Lionel Messi, que ainda é dúvida para o duelo desta quarta-feira. O Papa relembrou os tempos que ia assistir às partidas do San Lorenzo no Estádio do Gasômetro e fez recomendações aos jogadores quanto ao papel social de cada atleta no esporte.

Mario Balotelli cumprimenta o Papa Francisco (Foto: Agência Getty Images)
- Vocês, queridos jogadores, são muito populares. As pessoas seguem vocês, não só quando estão no campo, mas também fora. É uma responsabilidade social. A verdade é que as organizações nacionais e internacionais profissionalizam o esporte, e tem que ser assim. Mas essa dimensão profissional não deve nunca deixar de lado a vocação inicial de um atleta ou de um time: a de ser apaixonado - completou.

A delegação argentina entregou ao Papa uma edição da revista da federação local, com explicações sobre as iniciativas dos clubes argentinos para jovens do país, além de uma camisa da seleção, autografada pelos atletas. Enquanto isso, os italianos presentearam Francisco com uma camisa da seleção e um galho de oliveira, símbolo da paz.

Messi afirma: 'Foi inesquecível'

Astro da seleção argentina, Lionel Messi comentou o encontro com o Papa e se disse agradecido e orgulhoso pela oportunidade.

- É um orgulho estar aqui. É especial para nós que o Papa seja argentino. Foi inesquecível o que vivemos hoje com Francisco e estamos muito agradecidos - declarou o camisa 10.

Já o capitão da seleção italiana, Gianlugi Buffon, mostrou ter ficado emocionado com os momentos ao lado do Papa.

A delegação italiana ao lado do Papa (Foto: Agência Getty Images)
- Com um Papa assim, é mais fácil se tornar uma pessoa melhor.
Ele nos mostra o caminho e toca nosso coração. Balança a alma - afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário