Fonte: Superesportes / globoesporte.globo.com / Lance.com.br
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Imagens: Google.com.br
(Arquivo ASES)
Serrinha, BA (da redação
itinerante do Esporte Comunitário)
Ibope divulga novo ranking digital de clubes; Chape e dupla paranaense são destaques
|
Rede Social
Mensalmente, o Ibope atualiza o ranking dos clubes brasileiros nas redes sociais, somando números de seguidores e curtidas nos perfis oficiais das plataformas Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. A Chapecoense continua em ascensão, e a dupla Atlético Paranaense e Coritiba aumentou em mais de 100% o número de inscritos em seus canais no Youtube por conta da transmissão do último clássico pela internet. Cruzeiro e Atlético continuam nas mesmas posições.
Pouca coisa mudou no levantamento divulgado pelo Ibope em março em relação àquele publicado em fevereiro. O Corinthians continua na liderança do ranking geral, com 18.118.229 fãs, seguido pelo Flamengo, com 17.342.866. O Cruzeiro permanece na nona colocação, com 4.785.512 fãs, seguido pelo rival Atlético, que tem 4.663.417.
A Chapecoense segue subindo em ritmo maior do que os clubes que estão entre os primeiros do ranking geral. O time de Chapecó cresceu 1,91% em março, ultrapassou o Grêmio e chegou à 5ª colocação, com 5.635.051 fãs. O Corinthians cresceu 0,78%, o Flamengo 1,43%, o São Paulo 1,36%, o Santos 0,72% e o Grêmio 1,09%.
Apesar de o Cruzeiro seguir na nona colocação e o Atlético na décima, o clube alvinegro apresentou crescimento geral de 0,91%, enquanto o time celeste cresceu 0,76% no levantamento de março.
IBOPE Repucom divulga ranking digital dos clubes brasileiros em janeiro (Foto: Divulgação)
Atletiba na internet
No Youtube, os rivais Atlético-PR e Coritiba cresceram em um ritmo impressionante. No início de março, o clássico entre as equipes pelo Campeonato Paranaense foi transmitido pela internet, gerando maior interesse e engajamento dos torcedores em seus respectivos canais. O Furacão registrou um crescimento de 152,7% em seu canal no site, enquanto o clube alviverde aumentou em 111,1% o seu número de fãs na plataforma.
No Youtube, o Cruzeiro caiu da 11ª para a 14ª colocação, mas registrou crescimento de 8,65% em relação ao mês anterior. O Atlético, por sua vez, não divulga os números de inscritos no seu canal, segundo o Ibope.
No twitter, o líder do ranking é o Corinthians, com 4.917.672 seguidores, não havendo mudanças entre os dez clubes que encabeçam a lista.
O Atlético apresentou um crescimento de 1,79% e permanece na sétima colocação, com 1.643.759 fãs. Esta foi a plataforma em que o Galo mais cresceu no mês de março. O Cruzeiro está na oitava posição, com 1.548.409 seguidores, o que representa um crescimento de 1,58% em relação ao mês de fevereiro.
O Atlético apresentou um crescimento de 1,79% e permanece na sétima colocação, com 1.643.759 fãs. Esta foi a plataforma em que o Galo mais cresceu no mês de março. O Cruzeiro está na oitava posição, com 1.548.409 seguidores, o que representa um crescimento de 1,58% em relação ao mês de fevereiro.
No Facebook, Cruzeiro e Atlético permanecem em oitavo e décimo, respectivamente. O Atlético apresentou crescimento de 0,30% na plataforma, chegando aos 2.612.584 likes. O crescimento do Cruzeiro no Facebook, no entanto, foi o pior do clube entre as plataformas analisadas, segundo o Ibope. O time celeste ganhou 944 likes no mês e chegou aos 2.777.245 seguidores na rede, o que representa crescimento de 0,0003%.
José Colagrossi, diretor executivo do Ibope Repucom, responsável pelo levantamento, destacou a importância das páginas e perfis dos clubes nas redes sociais.
“A produção de conteúdo próprio e de qualidade é fundamental para retenção e desenvolvimento do engajamento nas mídias sociais. Clubes e seus respectivos parceiros devem promover a interatividade e conexão com seus torcedores, visando o aumento do engajamento de seus conteúdos. As altas taxas de engajamento significam uma qualificação valiosa, e certamente facilitarão a obtenção de novos negócios e patrocínios”, explicou.
Botafogo é líder em engajamento nas redes sociais dos clubes
Fonte: lance.com.br
Levantamento realizado pela Torabit também aponta que o Corinthians é o clube com o maior número de seguidores somando Facebook, Twitter e Instagram.
O Botafogo é o clube que mais consegue engajar seus torcedores através do conteúdo publicado em suas redes sociais. É o que aponta o levantamento realizado ao longo do mês de fevereiro pelo software de monitoramento digital Torabit que envolveu os 12 maiores clubes de futebol, além da Chapecoense.
O engajamento foi medido por meio do quanto cada torcida curitu, comentou ou compartilhou o conteúdo publicado por cada clube no período. Segundo a Torabit, o cálculo para se chegar ao resultado foi composto pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede que é multiplicada por cem e depois dividida pelo número de seguidores do clube em cada rede por dia. A taxa de engajamento obtida foi a média entre as três redes sociais no período.
Nesse cálculo, o Botafogo atingiu uma média de engajamento de 16% no mês de fevereiro, resultado bem acima do Fluminense, que foi o segundo colocado, que obteve 7,8%. Um dos motivos para o alto índice obtido pelo clube alvinegro foi a participação do time na Libertadores, sendo o único entre os clubes abordados que disputou a competição no mês passado.
Na sequência aparecem os outros dois grandes clubes do Rio: o Vasco, com média de 5,9%, e o Flamengo, com 4,4%. A menor taxa de engajamento foi do Grêmio, que atingiu apenas 1,2% na média entre as três redes sociais.
- A capacidade do Botafogo nesse cenário foi muito superior aos outros clubes. Mesmo em relação a outras áreas que são abordadas pela Torabit, nunca se viu um engajamento desse nível que o Botafogo conseguiu alcançar – afirmou Caio Túlio Costa, sócio-fundador da Torabit.
Veja ranking:
Ranking mostra Corinthians como clube com mais seguidores no Brasil
Fonte: globoesporte.globo.com
O IBOPE Repucom divulgou na primeira segunda-feira de fevereiro seu novo ranking digital dos clubes brasileiros. O levantamento, feito mensalmente, mostra que o Corinthians se manteve como o clube brasileiro com o maior número de seguidores no país. Juntando Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, o Timão aparece com 17.847.622 seguidores, 1.008.259 à frente do Flamengo (16.839.363), segundo colocado. Em dezembro, a diferença entre eles havia sido de 1.013.505 seguidores.
Os paulistas São Paulo, Palmeiras e Santos completam o top 5, seguidos por Grêmio, Chapecoense (que teve um crescimento forte após a tragédia aérea no dia 29 de novembro), Vasco, Cruzeiro e Atlético-MG. O Inter, em 11º, é o primeiro clube da Série B no ranking.
Levantamento mensal elaborado pelo IBOPE Repucom aponta o Timão como o mais atuante nas redes sociais, à frente do Flamengo. Por GloboEsporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário