quinta-feira, 21 de agosto de 2014

FBF forma primeira turma de Delegados Técnicos



Texto e fotos: Yuri Barreto.
Fonte: Site Oficial da FBF
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)


Dar apoio aos árbitros em assuntos de fora das quatro linhas, fiscalizar vestiários, arquibancadas, entrada de pessoas não autorizadas, o campo de jogo. Essas são algumas das funções de um Delegado Técnico.

O profissional é peça fundamental para o bom andamento de uma partida de futebol e, ciente dessa importância, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) promoveu o primeiro Curso de Formação de Delegados Técnicos da entidade. A primeira turma realizou o curso nesta quinta-feira (21).

O total de dez Delegados Técnicos foram formados. Entre eles, estavam ex-dirigentes, ex-árbitros e desportistas de diversas cidades do Interior da Bahia.


O grupo foi recepcionado no auditório da FBF pelo presidente Ednaldo Rodrigues e o presidente da Ceaf-BA, Wlson Paim, que deram as boas vindas aos novos colaboradores do futebol baiano. Em seguida, todos assistiram às aulas ministradas pelo delegado financeiro Roberto Araújo.

Segundo o docente, os novos profissionais foram capacitados para atuar no Intermunicipal 2014. "Essa turma começará atuando no Intermunicipal, mas no futuro também poderá ser requisitada para trabalhar em competições profissionais", explicou Araújo.

As estreias dos mais novos Delegados Técnicos da FBF acontecerão já no próximo domingo (24). Os dez profissionais foram escalados para jogos da 2ª rodada da maior competição de futebol amador do Brasil.


Delegados Técnicos
Entre as diversas atribuições, compete ao Delegado Técnico de um jogo de futebol verificar condições dos vestiários e da arbitragem; verificar e informar, caso exista, que não será permitida a instalação de arquibancadas provisórias nos estádios, exceto quando executadas nos padrões técnicos e normas de segurança;

saber do oficial da segurança a quantidade de policiais presentes no estádio e no campo de jogo; registrar a placa e documentações das ambulâncias e seus profissionais; informar aos dirigentes e profissionais de imprensa que só poderão ter acesso ao campo de jogos os atletas e árbitros; verificar condições do placar e do sistema de som do estádio; verificar e informar ao árbitro e administrador do estádio as condições de regularidade e 

uniformidade do gramado; verificar a iluminação do estádio e o estado dos alambrados instalados ao arredor do campo de jogo; confirmar a existência e condições das acomodações para a delegação visitante e ter controle de pessoas no portão de acesso ao campo.

Feitas as verificações, o delegado deverá encaminhar um relatório para a diretoria da FBF, no primeiro dia útil após a partida.
Confira abaixo os integrantes da 1ª Turma de Delegados Técnicos
formados na FBF:
Jorge Luiz da Silva- Serrinha
Adalício de Oliveira- Itaberaba
Luciano Teles- Vitória da Conquista
Fernando Alves – Vitória da Conquista
Edmundo Fonseca- Valença
Josenilton Cerqueira- Salvador
Maria Dias - Araçás
Edmundo Pereira- Itambé
Zenildo Santos- Itabuna

Edmilson Amorim- Feira de Santana




Nenhum comentário:

Postar um comentário