sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Temporada 2013/14 do futebol feminino será aberta em novembro

Por Yuri Barreto e Marcos Mendonça – Fonte e fotos: Site da FBF
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Serrinha, BA (da redação Itinerante do Esporte Comunitário)


Engana-se quem pensa que futebol é um esporte masculino. Se o homem não vive sem uma mulher, o esporte mais praticado pelos homens no mundo tem um merecido lugar guardado para elas.

Na Bahia, já se tornou regra, e das seguidas à risca. A partir de 17 de novembro, as baianas deixarão os saltos altos de lado para usar o calçado mais utilizado no futebol.

Isso mesmo, as chuteiras serão as maiores companheiras das mulheres. Já os vestidos, saias e shorts darão lugares aos uniformes e meiões.


Será aberta no Estado a temporada 2013/2014 do Futebol Feminino.
Até 5 de janeiro do próximo ano, as protagonistas da bola estarão em campo pelo Baianão Feminino.

Na manhã de terça-feira (29), a Federação Bahiana de Futebol realizou o Conselho Técnico da competição. A diretoria da entidade recebeu representantes dos oito clubes que disputarão o campeonato.

Nesta edição, além do São Francisco do Conde Esporte Clube, atual campeão, Abrup Esporte Clube, Associação Desportiva Lusaca, Esporte Clube Bahia, Seleção de Vera Cruz, Seleção de Terra Nova, Redenção Futebol Clube e Juventude Esportiva de Vitória da Conquista vão participar do certame.

Durante a reunião, comandada pela diretora técnica da FBF, Taíse Galvão foram acertados os últimos detalhes para o início do Estadual. Fizeram parte da pauta assuntos como o cumprimento de normas e leis do Regulamento da Competição e do Estatuto do Torcedor, como a exigência de ambulância, policiamento e médicos nos estádios.



Além dos temas referentes à organização, foi definida a fórmula de disputa da competição. As oito agremiações ficarão divididas em dois grupos de quatro.

No Grupo 1, a disputa será entre Seleção de Vera Cruz, São Francisco, Lusaca e Redenção.

No Grupo 2, a batalha será entre Juventude de Vitória da Conquista, Abrup, Seleção de Terra Nova e Bahia.

Todas se enfrentarão, dentro de cada chave, em jogos de ida e volta na fase de classificação. As duas melhores colocadas de cada grupo estarão garantidas na fase semifinal e disputarão as duas vagas na grande final.

Assim como na edição 2012, cada técnico poderá fazer cinco alterações nas suas equipes nos 90 minutos.
 
Além de Taíse Galvão, representaram a FBF na reunião o diretor de registros, Ricardo Nonato, as coordenadoras do Departamento Técnico, Patrícia Certic e Sandra Borges, e o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim. Representaram os participantes Geraldo da Hora, presidente do Abrup; Djaílton da Conceição, presidente da Lusaca; Francisco Cardoso, técnico do Bahia; Ana Paula Santos, presidente do Baiaco e representante da Liga Desportiva de Vera Cruz; Alexnaldo dos Santos, presidente da Liga Desportiva Terranovense; Antônio Barbosa, presidente do Redenção; Mário Augusto, técnico e coordenador do São Francisco e o ex-zagueiro, campeão brasileiro pelo Bahia, Claudir, presidente do Juventude.

O Campeonato - Famoso por ser um seleiro de craques, por onde passaram jogadoras consagradas no futebol nacional como Elaine e Fafá, que hoje atuam no exterior e defenderam em diversas oportunidades a Seleção Brasileira, o Baianão Feminino 2013/2014 promete revelar novas estrelas para representarem o Brasil.

Maior vencedor da história da competição, o São Francisco é dono de uma hegemonia de dar inveja. Nos últimos 13 anos, a equipe de São Francisco do Conde conquistou 12 títulos.


Além de Fafá e Elaine, o time sanfranciscano revelou jogadoras de destaque como Miriam e Adriana, campeãs da 8ª Copa Africana de Futebol Feminino. Para buscar o 13º troféu, o clube promete manter o trabalho já realizado, que o levou ao topo do ranking do futebol feminino no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário