domingo, 24 de novembro de 2013

Em jogo tenso, Tricolor vence a Portuguesa e fica perto de se garantir na Série A

Por: Eudes Benício. Fonte: IBahia
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)


Robocop tricolor comemora o gol em homenagem à esposa, grávida.
Foto: Lúcio Távora | Ag. A TARDE

O Tricolor ganhou um fôlego importante na corrida para longe da degola.
A tensão foi a característica mais forte do duelo na Arena Fonte Nova, mas o Bahia conseguiu cumprir sua missão em meio ao nervosismo e venceu a Portuguesa na noite deste domingo (24), por 1 a 0.

O único gol no jogo de poucas oportunidades saiu dos pés do artilheiro Fernandão, mas foi o suficiente para garantir a vitória dos donos da casa, que ainda jogaram com um a menos na maior parte do segundo tempo.

O Esquadrão consegue respirar um pouco no sufoco da briga na parte de baixo da tabela e depois da vitória subiu três posições, parando em 13º, com 45 pontos.
A distância para a zona do rebaixamento, encabeçada pelo Coritiba, subiu para três pontos.
A Portuguesa caiu uma posição e está logo atrás do Bahia na tabela, dois pontos à frente do Z-4 e ainda ameaçada pela degola.


O artilheiro Fernandão marcou o gol da vitória salvando o Bahia mais uma vez

Na penúltima rodada do Brasileirão o Bahia tem compromisso diante do campeão Cruzeiro, no próximo domingo (1º), a partir das 16h, no horário de Salvador, no Mineirão.
Será o último jogo da Raposa em casa, diante de sua torcida, no ano da conquista.
No mesmo dia e horário do jogo tricolor, a Portuguesa joga fora de casa e encara a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli.

O jogo - A tensão inicial da partida na Arena Fonte Nova fez os dois times levarem tempo até se organizarem em campo. Com muitos passes errados nas tentativas com toque de bola, os lançamentos passaram a ser a primeira opção, mas não geravam boas oportunidades no jogo truncado e com muitas faltas nos primeiros minutos.

A velocidade de Barbio pela direita passou a ser usada como uma saída dos donos da casa.
Por lá o Bahia ofereceu algum perigo na bola lançada para a área, como aos 21 minutos, mas o goleiro Lauro saiu bem para evitar o cabeceio de Fernandão.


William Barbio se estranha com jogadores ad Portuguesa.
Foto: Lúcio Távora | Ag. A TARDE

Menos nervosa, mas com um jogo tão passivo quanto o do Bahia, a Portuguesa também sofria para completar um ataque e a primeira vez que chegou com organização para ameaçar o gol tricolor foi aos 30 minutos.
Moisés chegou chutando para completar no passe de Vanderson e na hora certa Titi colocou a perna e bloquear o chute e desviar para escanteio.
Saindo mais no contra-ataque, a Lusa voltou a assustar aos 38', no bom chute de Vander, do canto esquerdo da área, que Lomba espalmou para escanteio.

O primeiro tempo já chegava ao final, quando um erro na saída de bola da Lusa deu a oportunidade para o Bahia abrir o placar do jogo.
Wallyson roubou na esquerda, mandou o passe para Fernandão e ele não perdou no chute de primeira na área, aos 44 minutos.

No retorno para a etapa final da partida a tensão das duas equipes pareceu ter diminuído e os primeiros minutos tiveram mais organização nas jogadas.
A Lusa seguiu jogando mais atrás, aguardando o contra-ataque e foi a primeira a oferecer perigo para o gol adversário. Aos sete minutos Gilberto soltou bomba da meia-lua e Marcelo Lomba se jogou para espalmar pra escanteio em grande defesa.


Expulso aos 21 minutos do segundo tempo, Feijão chegou duro em algumas jogadas e levou amarelo logo aos três minutos de jogo
Foto: Lúcio Távora | Ag. A TARDE

Quando Helder pediu para sair, antes dos 20 minutos, o técnico Cristóvão colocou o zagueiro Demerson puxou o time mais para a defesa.
Para piorar a situação o time ficou com um a menos quando Feijão, que levou amarelo no começo da partida, seguiu fazendo faltas duras e foi expulso na marca dos 21'.
A Lusa sentiu o que era hora de pressionar, foi para cima e esteve perto do gol na cobrança de falta aos 24'.
Ferdinando encheu o pé na bomba que foi na direção do gol, mas Lomba deu um tapinha providencial para mandar a bola para escanteio.

O recuo se confirmou no jogo tricolor e o Bahia passou a jogar maior parte do tempo com praticamente todo o time no campo de defesa quando a Portuguesa tinha a posse da bola.
A Lusa ainda pressionou nos minutos finais, mas a defesa deu conta do recado e garantiu a vitória.


Bom número de torcedores na Fonte.
Lúcio Távora | Ag. A TARDE


Bahia 1 x 0 Portuguesa
36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 24/11/2013, 18h30
Local: Arena Fonte Nova, Salvador
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Janette Mara Arcanjo (MG) e Rafael da Silva Alves (RS)

Bahia: Marcelo Lomba; Rafael Miranda, Lucas Fonseca, Titi e Raul; Feijão, Hélder (Demerson) e Talisca; William Barbio, Wallyson (Marquinhos Gabriel) e Fernandão (Obina). Técnico - Cristóvão Borges

Portuguesa: Lauro; Luís Ricardo, Lima, Valdomiro, Rogério; Bruno Henrique, William Arão (Ferdinando), Moisés; Souza (Henrique); Wanderson (Heverton) e Gilberto. Técnico - Guto Ferreira

Substituto de Diogo, Wanderson compõe o meio campo da Portuguesa
Lúcio Távora | Ag. A TARDE



 Opção de Cristóvão Borges para substituir Fabrício Lusa, Anderson Talisca é o responsável por comandar o meio campo tricolor.
Lúcio Távora | Ag. A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário