Fonte e fotos:
Site oficial da FBF
Edição:
Jorge Luiz da Silva.
Salvador,
BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)
"Qualificação
Geral da Gestão do Futebol"
é o lema da nova diretoria da Federação Bahiana de Futebol (FBF),
comandada pelo presidente, Ednaldo Rodrigues, e o vice, Ricardo de
Lima. Desde a eleição para o quadriênio 2015-2018, a dupla vem
cumprindo o compromisso assumido diante de centenas de filiados de
profissionalizar cada vez mais o futebol baiano.
Para
isso, os dirigentes têm proporcionado aos clubes do
estado diversos cursos para que acompanhem a modernização e o
desenvolvimento do esporte no mundo. Nesta quinta-feira (23), a
entidade deu mais um importante passo para obter sucesso neste
projeto.
No
auditório da entidade, a FBF, por
meio do Departamento de Registros e Transferências realizou o Curso
de Transfer Matching System (TMS), sistema de transferências
internacionais da FIFA. Participaram do evento representantes e
diretores de diversos clubes da 1ª e 2ª Divisão do Baianão.
No
local, todos aprenderam o funcionamento do sistema online,
criado pela entidade máxima do futebol no
mundo para tornar as transferências internacionais mais rápidas. Os
participantes acompanharam, através de imagens em telão, o passo a
passo da inscrição de jogadores trazidos de clubes do exterior no
sistema TMS.
Para ministrar o
curso, a FBF trouxe o membro da Diretoria de Registros e
Transferências da CBF e representante da FIFA nas explanações
sobre o sistema no Brasil, Bernardo Zalan.
Zalan
explicou cada detalhe do processo aos presentes, como
as informações que precisam ter sobre os jogadores transferidos,
pagamentos e dados bancários, documentos dos atletas, contrato de
trabalho e contrato de transferência entre o clube antigo e o novo.
Responsável
pela realização do curso em Salvador,
o vice-presidente e diretor de registros e transferências da FBF
destacou a importância da iniciativa. "Fizemos questão de
trazer o curso para a Bahia, para que nossos filiados aprendam o
funcionamento do sistema e acompanhem a modernização proposta pela
FIFA. O TMS garante maior controle sobre as transações
internacionais e dinamiza o processo de transferência dos atletas.
Com todas as informações armazenadas no sistema da FIFA, os clubes
não mais precisarão perder tempo para o envio das documentações
por fax, por exemplo", disse Ricardo de Lima, que teve a
companhia do coordenador do Departamento de Registros, Felipe Quadros
e a assistente Ana Claudia Moreno na organização do evento.
Vale lembrar que
só poderão realizar as transações por meio do TMS os clubes
que forem cadastrados pela FIFA no sistema. Por isso a importância
da participação das agremiações no curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário