terça-feira, 3 de setembro de 2013

Futebol de Base: Tarde de troca de ideias e experiências

Fonte: Site da CBF
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação Itinerante do Esporte Comunitário)


Uma tarde de troca de ideias e experiências.
Assim foi o I Encontro Técnico das Categorias de Base, realizado nesta segunda-feira em São Paulo, no hotel Ceasar Guarulhos.
O evento, que durou quase cinco horas, reuniu cerca de 140 profissionais de mais de 40 clubes do Brasil.

Durante o evento, uma nova ferramenta foi apresentada aos clubes.
Através de um sistema na internet, os clubes terão um espaço para abastecer com informações sobre seus atletas.
Dados como desempenho técnico, condição física, estado de recuperação de uma lesão e tudo o mais que a equipe achar necessário relatar.
A CBF, em contrapartida, atualizará o mesmo sistema sempre que houver alguma Seleção convocada, mantendo os clubes informados sobre seus atletas.

Além da ferramenta chamada inicialmente de FGI (Ferramenta de Gerência da Informação), foram tratados assuntos relacionados às convocações das seleções de base, preparação física, preparação de goleiros, captação e observação de talentos e aspectos técnicos e táticos no futebol da categoria.
Todas as palestras foram ministradas por profissionais das comissões técnicas da CBF.
- Fiquei muito feliz com o resultado do Encontro.
Nosso objetivo era dar mais esse passo na aproximação entre clubes e CBF e acho que tivemos êxito - comentou o técnico Alexandre Gallo, idealizador do evento.

Ao fim de cada palestra, os representantes dos clubes tinham um espaço para participação no qual foram levantadas ideias importantes.
Uma delas, prontamente abraçada pela comissão técnica das categorias de base, foi passada pelo ex-jogador e atual coordenador da base do Cruzeiro, Raul Plassmann.
- Acredito que como formadores devemos nos preocupar com a educação dos jogadores, com o futuro daqueles que não alcançarão o sonho de ser profissional.
Nesse ponto, frequentar a escola é essencial.
Conto com o apoio da CBF nessa luta.
Um excelente jogador que não vá ao colégio não pode ser convocado.

A abertura do evento ficou por conta do diretor de Desenvolvimento e Projetos da CBF, Reinaldo Bastos, que representou o presidente José Maria Marin.
Carlos Alberto Parreira também mandou seu recado, em vídeo, antes de começarem as palestras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário