sábado, 7 de setembro de 2013

Fernando Schmidt é o novo presidente do Bahia

Fonte: Ibahia.
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)

Novo presidente, Fernando Schmidt, à direita na foto, vibra com seu vice-presidente, Valton Pessoa.


Ele volta ao clube despois de mais de 30 anos.
Na sua gestão de 1975 a 1979, o time conquistou o Baianão a cada temporada.

A maioria dos sócios-torcedores escolheram e Fernando Schmidt, de 69 anos, volta a ser presidente do Bahia após mais de 30 anos. Vitorioso no comando do clube durante a década de 70, o secretário de Relações Internacionais (Serinter) do Governo do Estado foi eleito neste sábado (7), com 67% dos votos, na primeira vez em que o clube teve eleições diretas em sua história. O mandato de Schmidt se encerrará em dezembro do ano que vem, quando um novo presidente será eleito para três anos. Ele não poderá se reeleger.


Números da Eleição
Votação para presidente
Fernando Schmidt – 3.300 votos
Antonio Tillemont – 1.164 votos
Rui Cordeiro - 468 votos
Total: 4.932


Votação para o Conselho Deliberativo

Chapa de apoio a Schmidt - 72%
Chapa de apoio a Tillemont/Rui - 28%
Schmidt tomará posse apenas na segunda-feira (9), quando será realizada uma solenidade na Arena Fonte Nova, local onde a torcida decidiu pela mudança do estatuto e elegeu o novo presidente democraticamente. "Agora é trabalhar para não frustrar o torcedor que se associou e votou, trabalhar para conseguir novos sócios e formar a equipe que vai gerir o Bahia.
Já tenho nomes, mas não posso falar.
Já existem também contatos com jogadores e vou buscar reforçar o time para sequência do campeonato".


Intervenção - O processo de eleições para escolha do novo presidente do Bahia começou no mês de julho, quando a Justiça destituiu o ex-presidente Marcelo Guimarães Filho, os vice-presidentes e o Conselho Deliberativo.
A intervenção por que passa o clube é fruto de uma ação judicial movida por Jorge Maia e só se consolidou este ano.
O advogado Carlos Rátis assumiu a função de organizar novas eleições e a intervenção chega ao fim dois meses depois.


Em entrevista, o interventor Carlos Rátis falou sobre o dia histórico na vida do Tricolor. "É a continuidade do dia 17 de agosto, quando 99% dos sócios, sejam antigos ou novos, buscavam esse dia. A gente percebe que existe uma felicidade estampada no rosto do sócio-torcedor, que estava com isso engasgado, de poder escolher o seu presidente, seu vice e também poder optar por nomes no Conselho Deliberativo. A gente aproveita a oportunidade para agradecer o Tribunal Regional Eleitoral pelo apoio que foi dado, do contrário não poderia ter ocorrido as eleições hoje, na pessoa da presidenta Sara Brito. E no dia 9 haverá a posse, às 20h, aqui na Fonte Nova, para os eleitos e seus familiares, os funcionários e jogadores. Esperamos que o presidente eleito seja responsável e cumpra com os compromissos da altura das necessidades do Esporte Clube Bahia".


Mal foi eleito presidente do Bahia, Fernando Schmidt já está perto de anunciar reforços para o clube.
Após a apuração dos votos neste sábado (7), membros da equipe do cartola divulgaram três nomes de possíveis contratações do Tricolor para o restante do Brasileiro.

O meia Lucca (foto acima), meia do Cruzeiro e que se destacou no Criciúma no ano passado, o lateral-direito Michel, reserva no Atlético-MG, e o volante Léo Gago, do Palmeiras, estariam em negociação com o Tricolor.

Direção - Ainda não é oficial, mas a diretoria do clube deve contar com Reub Celestino e Nestor Mendes Júnior.
O primeiro deve assumir a diretoria administrativa, enquanto o segundo deve ser o responsável pelo departamento de comunicação do clube.

*Colaborou Gabriel Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário