sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

BRASILEIRÃO FEMININO: Na abertura, mandantes estreiam com vitória




Fonte: Site Oficial da CBF
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA. (Da Redação Itinerante do Esporte Comunitário)

BRENDA E TAIANA MARCARAM OS GOLS DA PARTIDA E GARANTIRAM A VITÓRIA PARA O CLUBE DA CIDADE DE SÃO FRANCISCO DO CONDE
Créditos: Valter Pontes / ALLSPORTS

O Brasileiro Feminino 2016 começou e dez clubes entraram em campo para colocar em prática o que treinaram desde o término da última edição, que coroou o Rio Preto campeão. A bola rolou pela primeira vez na última quarta-feira (20), às 16h30, e coube a Flamengo e Vitória-PE o protagonismo da partida de abertura. Ao longo do dia, Caucaia x Vitória-BA, Foz Cataratas x São José, São Francisco x Duque de Caxias e Santos x Portuguesa sequenciaram a rodada, que será complementada nesta quinta-feira (21), com mais três jogos.


O FOZ CATARATAS NÃO SE INTIMIDOU COM O ATUAL VICE-CAMPEÃO E VENCEU POR 3X0
Créditos: Christian Rizzi / ALLSPORTS

MANDANTES COM O PÉ DIREITO

A ansiedade e o nervosismo da pré-estreia não atingiram os mandantes, que contaram com o apoio da torcida, e os cinco clubes, Flamengo, Caucaia, Foz Cataratas, São Francisco e Santos, começaram o campeonato com o pé direito, somando três pontos na primeira rodada. Com placares de 1x0, até goleada de 5x0, somente uma partida teve gol do clube visitante e foi justamente o primeiro tento marcado no campeonato: Giovanna Crivelari, camisa 10 do Vitória-PE, aos 10 minutos do primeiro tempo colocou o clube pernambucano na frente do Rubro Negro carioca.

O CAUCAIA VEM MELHORANDO NAS ESTREIAS DO BRASILEIRO FEMININO: EM 2013, DERROTA POR 1X0, NO ANO SEGUINTE, EMPATE SEM GOLS, EM 2015, GOLEADA POR 4X0 E NESSA EDIÇÃO, 5X0 Créditos: Jarbas Oliveira / ALLSPORTS

VIRANDO O JOGO

A alegria do Vitória-PE durou 11 minutos, tempo necessário para Gabrielly, artilheira do Flamengo na última edição do Brasileiro Feminino, empatar a partida. Pamela e Barbara, na sequência, viraram o jogo para o Rubro Negro. Em 2015, o primeiro jogo do campeonato também teve o Flamengo em campo, e o clube carioca venceu o Kindermann-SC, fora de casa, por 2x0.

PLACAR FINAL: 3X1 PARA O RUBRO NEGRO CARIOCA SOBRE O VITÓRIA-PE
Créditos: Marcos de Paula / ALLSPORTS

GOLEADA EM CAMPO

O maior placar do campeonato já tem dono: 5x0 do Caucaia sobre o Vitória, com destaque para Vanusa, camisa 10, que anotou dois gols, e Fafa, Jessica e Rhayanna também deixaram o delas na estreia do clube cearense. Curiosamente, a goleada por 5x0 não é incomum na primeira rodada do Brasileiro Feminino: em todas as edições, pelo menos uma partida na rodada de abertura encerrou com esse placar.

2013 - São Francisco 5x0 Mixto-MT e Tiradentes-PI 11x1 Viana-MA
2014 - Iranduba-AM 0x5 Pinheirense-PA e Adeco-SP 5x0 Avaí-SC
2015 - Foz Cataratas-PR 0x5 São José-SP e Portuguesa-SP 6x1 Duque de Caxias-RJ

O CAUCAIA RECEBEU O VITÓRIA-BA NO CAMPO DO UNICLINIC E MARCOU CINCO GOLS, O MAIOR PLACAR DA RODADA 1, ATÉ ENTÃO
Créditos: Jarbas Oliveira / ALLSPORTS

TRÊS MINUTOS DECISIVOS

Três minutos. Três mil e seiscentos segundos. Esse foi o tempo que Luana, camisa 9 do Foz Cataratas, precisou para praticamente decidir a partida. Aos 41 do primeiro tempo, a jogadora marcou o primeiro gol do Foz no campeonato e aos 44, o segundo. Camila Grun fez 3x0 no segundo tempo e pegou o São José, atual vice-campeão, de surpresa, na luta pelo único título que ainda não conquistou.


O SÃO FRANCISCO ENFRENTOU O DUQUE DE CAXIAS NO ESTÁDIO JUNQUEIRA AYRES E TAMBÉM SAIU DA PARTIDA COM MOTIVOS PARA COMEMORAR: PLACAR FINAL 2X0
Créditos: Valter Pontes / ALLSPORTS

SUPERANDO O PASSADO

Na última edição, o São Francisco também jogou a primeira partida em casa, mas o desfecho foi outro. Em 2015, o clube baiano foi derrotado na estreia, por 4x1, depois de abrir o placar aos 2 minutos do primeiro tempo. Nesse ano, contra o Duque de Caxias, o São Francisco encontrou dois gols com Brenda e Taiana e levou os três pontos.

FARO DE GOL

Artilheira do Santos em 2015, Ketlen abriu a contagem da temporada na primeira partida e deu a vitória às Meninas da Vila. Aos 41 minutos do primeiro tempo, Dai, camisa 33, fez cruzamento para a área e Ketlen, camisa 7, dominou com a direita e finalizou com a canhota para o fundo das redes.

EM DUELO DE CLUBES PAULISTAS, O SANTOS LEVOU A MELHOR SOBRE A PORTUGUESA
Créditos: Marcelo Pereira / ALLSPORTS

RESULTADOS DA PRIMEIRA RODADA



quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Bahia goleia o Flu de Feira em Amistoso me engana que eu gosto


Texto e Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)
Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/ECBahia

É sempre assim durante a pré-temporada.
A diretoria dá um jeito de acertar alguns amistosos com times menos expressivos.

Conquista um triunfo maiúsculo e a torcida fica eufórica acreditando que o time está pronto para chegar ao topo das competições do ano.

Nesse amistoso com o Fluminense de Feira de Santana a goleada sorriu como era esperada para deleite dos torcedores do outrora esquadrão de aço.
O Bahia entrou em campo nesta quarta-feira (20), a tarde no Fazendão, com a seguinte formação:


Marcelo Lomba; Cicinho, Robson, Gustavo e João Paulo; Paulo Roberto; Juninho, Danilo Pires, Luisinho e Edigar Junio; Hernane.

No primeiro tempo um triunfo magro. Apenas 1 a 0, gol assinalado por Danilo Pires, usando a cabeça.

Com esse resultado, até então decepcionante o técnico Doriva fez alterações radicais.

Manteve apenas o guarda-meta tricolor.

Confira a escalação do 2º tempo:

Marcelo Lomba; Hayner, Dedé, Eder e Júnior; Yuri, Gustavo Blanco e Rômulo; Jeam (Matheus Peixoto), Zé Roberto e Mário (Feijão).

Aproveitando o time cansado do outrora Touro do Sertão, os jogadores do Bahia balançaram as redes em mais três oportunidades, através de Jeam, Zé Roberto e Rômulo.

E alguns torcedores saíram comentando: “ME ENGANA QUE EU GOSTO”...



Tudo pronto para o início da III Copa Verde


Texto e edição: Jorge Luiz da Silva.
Imagens: Arquivo ASES e Google.com.br
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)



A terceira edição da Copa Verde, uma das 14 competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol está prevista para começar no dia 06 de fevereiro, com a participação de 18 equipes representando os seus respectivos Estados.

Os Estados participantes:
Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.







As equipes confirmadas:
Águia de Marabá-PA
Aparecidense-GO
Brasília-DF
Comercial-MS
Cuiabá-MT
Espírito Santo Futebol Clube-ES
Fast-AM
Gama-DF
Genus-RO
Interporto-TO
Luverdense-MT
Náutico-RR
Nacional-AM
Paysandu-PA
Remo-PA
Rio Branco-AC
Santos-AP.
Vila Nova-GO

Disputa na Fase Preliminar
Na fase preliminar, os confrontos entre Fast Clube-AM x Águia de Marabá-PA, que jogam nos dias 6 e 17, e Brasília-DF x Vila Nova-GO, em partidas marcadas para 17 de fevereiro e 2 de março,.decidirão as duas últimas vagas para a primeira etapa do certame






Na primeira edição em 2014, o troféu máximo foi entregue ao Brasilia-DF após derrotar o Paysandu pelo escore de 7 a 6 na disputa de pênaltis.


Na segunda edição em 2015, o Cuiabá-MT garantiu o troféu ao vencer o Remo-PA, na Arena Pantanal, pelo elástico escore de 5 a 1.



















Novidades da Copa Verde 2016 apresentadas em Belém


Fonte: Site Oficial da CBF
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)




No lançamento da Copa Verde 2016, em Belém (PA), o presidente da CBF em exercício, Antônio Nunes, e o secretário-geral da entidade, Walter Feldman, anunciaram as medidas inéditas para a competição. O slogan do campeonato, "Nossa Copa, nosso verde", destaca as iniciativas sustentáveis que serão implementadas.

Confira as novidades da Copa Verde 2016:

1. A arara vermelha, ave da fauna amazônica, será o mascote do campeonato. O secretário-geral contou que haverá um concurso para que o torcedor brasileiro escolha o nome do mascote.

2. O cartão verde será dado aos jogadores que fizerem um ato de fair play dentro de campo. Neste ano, os cartões serão dados pelos comentaristas do Esporte Interativo (Emissora que transmitirá a competição). A CBF pedirá autorização da FIFA para que o cartão verde seja distribuído pelos árbitros em 2017.

3. O slogan da competição, "Nossa Copa, nosso verde", estará estampado nas placas de campos dos jogos.

4. Haverá uma música oficial da Copa Verde, com mensagem de paz, confraternização e sustentabilidade.

5. O clube campeão da Copa Verde, além da taça, ganhará um troféu vivo, ou seja, terá uma árvore plantada em sua sede ou Centro de Treinamento.

6. Os torcedores do Acre, Amapá e Mato Grosso do Sul poderão trocar garrafas pets por ingressos de jogo. Para isso, a CBF vai disponibilizar recursos para os três Estados. O objetivo é incentivar a ida do torcedor aos estádios.

7. A CBF, com o apoio do Governo de São Paulo, fará a compensação do Carbono emitido durante a competição. A Copa Verde terá Carbono Zero.




quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Criada na Inglaterra liga de futebol só para obesos


Texto: Fernando Moreira
Fonte: Page NotFound (oglobo.globo.com)
Edição: Jorge Luiz da Silva                 
Salvador, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)



Marcar gols no campo e na balança faz a pontuação dos times subir no campeonato. Reprodução/YouTube(Leisure Leagues)

Futebol costuma ser um esporte democrático: dá para ser jogado em quase todos os lugares, de grandes estádios a ruas com paralelepípedos. Sequer os praticantes devem exibir invejável forma física para chutar uma bola. Que o diga uma liga criada na Inglaterra só para obesos.

A liga, que se chama Man v Fat Football, apropriou-se até de uma imagem do ex-jogador brasileiro Ronaldo, em material de divulgação:

Será que Ronaldo sabe que virou garoto-propaganda?
Reprodução/Man v Fat


O campeonato amador começou em 11 de janeiro e vai durar 14 semanas. Apesar de os atletas estarem acima do peso, o objetivo da liga é exatamente lutar contra a obesidade e o sedentarismo. A prática de esportes é uma das ferramentas.

Além dos pontos marcados em campo, os times também melhoram sua pontuação se os seus atletas conseguirem emagrecer.

De acordo com o "Daily Star", a liga é coordenada por Andrew Shanahan, de 37 anos. Ironicamente, após perder mais de 30 quilos, ele ficou impedido de disputar a competição da entidade Man v Fat.

O símbolo da Man v Fat Football | Reprodução da internet

Participam da competição times que fazem referência a tradicionais clubes de futebol da Inglaterra e de outros países e a guloseimas:

Munchester United
Ever-tum
Tottenham Hot-dogs
Aston Vanilla
Scranmere Rovers
KFC Wimbledon
Real Madras
Nottingham Forest Gateaux
Cheslea Bun
West Ham Roll



Copa São Paulo Junior: Corinthians avança para semifinal com nova goleada e pinta de campeão


Fonte: Futebol Interior
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, Bahia (da redação itinerante do Esporte Comunitário).

 
Foto: Reprodução


Com pinta de campeão.
O Corinthians continua arrasador na 47.ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Jogando no Estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira, para um dos melhores públicos da competição com mais de 12 mil torcedores, o time de melhor campanha goleou o Ituano, nesta 3ª feira à noite, por 6 a 1 e garantiu a classificação para a semifinal.
O seu adversário vai ser o Cruzeiro, sexta-feira, que eliminou o Sport.

NÚMEROS EXPRESSIVOS
Esta foi a sétima vitória corintiana, com seu ataque tendo marcado 26 gols, média de 3,7 por jogo. Na fase anterior, já tinha mostrado muita força ofensiva ao golear o Internacional, por 5 a 2. O seu principal artilheiro é Maycon, com seis gols. O Ituano que antes deste jogo tinha sofrido cinco gols em cinco jogos, só desta vez levou seis gols. Paysandu e Guarani também caíram diante do Timão.

Foto: Reprodução

Logo aos sete minutos, o time paulista já abriu o placar com Gustavo Tocantins, de cabeça. Na sequência, apenas seis minutos mais tarde, Maycon, de pênalti ampliou.

O Ituano chegou a diminuir com um gol de Léo Souza, mas Matheus Pereira, aos 37, e Léo Jabá, aos 46, transformaram a vantagem em goleada ainda na primeira etapa.

Com a classificação praticamente garantida, o segundo tempo não teve o mesmo ritmo. As duas equipes criaram algumas chances e o Corinthians ampliou como novo gol de Gustavo Tocantins, dessa vez em cobrança de pênalti, aos 33 minutos. Parecia o placar final, mas Léo Jabá, de cabeça, ampliou aos 38 minutos.

SEMIFINAIS QUASE DEFINIDAS
Classificado, o Corinthians enfrenta o Cruzeiro na semifinal. Mais cedo, o time mineiro garantiu sua classificação ao bater o Sport-PE por 2 a 1, no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo.

A outra vaga na semifinal será definida nesta quarta-feira. América-MG e Bahia disputam uma das vagas, às 17 horas, no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes. Quem se classificar, pega São Paulo ou Flamengo, que jogam às 19h30, na Arena Barueri.


Confira os resultados da 1ª rodada

Sport-PE 1x2 Cruzeiro-MG
Corinthians-SP 6x1 Ituano-SP

Próximos Jogos

América-MG x Bahia-BA (20/01/2016 17:00)
São Paulo-SP x Flamengo-RJ (20/01/2016 19:30)






terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Confira os confrontos da 1ª fase da Copa do Brasil


Fonte: Site Oficial da CBF
Edição: Jorge Luiz da Silva
Imagens: Arquivo ASES e Google.com.br
Salvador-BA (Da redação itinerante do blog Esporte Comunitário)

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2016 foram definidos na tarde desta segunda-feira (11), em sorteio realizado no auditório da sede da CBF.

– Esse sorteio abre a nossa temporada.
A Copa do Brasil vai para a sua 4º edição com este novo formato e se consolida a cada ano, incluindo sempre novidades. No ano passado, tivemos a estreia do sorteio nas oitavas de final e a mudança no critério do gol fora de casa não valer como critério de desempate na final. Para esse ano, a novidade será a adesão do protocolo de entrada e de controle de imprensa a partir da 4ª fase, igual ao realizado no Brasileirão – adiantou o diretor de Competições da CBF, Manoel Flores.

Presidente em exercício, Antônio Nunes de Lima, discursa na abertura do sorteio: "Copa do Brasil permite a todos sonhar"

Já na primeira fase, o sorteio garantiu dois duelos locais: no Acre, em Rio Branco, o Galvez vai encarar o Rio Branco e, em Belém, no Pará, Independente e Paysandu se enfrentarão. A competição ainda colocará frente a frente o Santos (SP) e o Santos (AP).


Confira todos os confrontos: 

CHAVE 1:

Santos (AP) x Santos
Galvez x Rio Branco
Goianésia x ABC
Gama x América (RN)


CHAVE 2:

Ríver x Goiás
Linense x Botafogo (PB)
Resende (RJ) x Ceará (CE)
Comercial x Joinville




CHAVE 3:
Remo x Vasco
Ivinhema x CRB
Conquista x Náutico
Rio Branco (ES) x Santa Cruz


CHAVE 4:
Campinense x Cruzeiro
Paraupebas x Londrina
Náutico (RR) x Vitória
Parnahyba x Portuguesa


CHAVE 5:

Guarany x Coritiba
Tocantinópolis x Juventude
Operário (PR) x Criciúma
Independente x Paysandu


CHAVE 6:
Brasil de Pelotas x Atlético Paranaense
Dom Bosco x Nacional
Princesa de Solimões x Chapecoense
Estanciano x Paraná


CHAVE 7:
Confiança x Flamengo
Imperatriz x Fortaleza
Globo x Bahia
Red Bull Brasil x América (MG)


x
CHAVE 8:

Tombense x Fluminense
Ferroviária x Salgueiro
Aparecidense x Sport
Ypiranga x Atlético-GO


CHAVE 9:
Lajeadense x Figueirense
Internacional (SC) x Sampaio Corrêa
Caldense x Ponte Preta
Genus x Asa


CHAVE 10
Coruripe x Botafogo
Juazeirense x Cuiabá
Operário (MT) x Avaí
Brasília x Bragantino

Regulamento:

Como na edição de 2015, os cinco clubes que participarão da Libertadores - Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo - entram na disputa direto nas oitavas de final.
O Internacional, melhor colocado no Brasileirão após o G-4, também entra nessa fase.