domingo, 1 de fevereiro de 2015

Árbitros baianos ingressam no quadro da CBF


 Fonte: Site oficial da FBF
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador-BA. (Da redação itinerante do Esporte Comunitário)





O tema arbitragem tem sido tratado como prioridade pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) nos últimos anos. A entidade não tem medido esforços para qualificar seus árbitros e assistentes e revelar novos nomes para o quadro.

São diversos cursos, pré-temporada e, recentemente, a criação da Escola Baiana de Árbitros de Futebol, em parceria com a FBE e o Sinbaf, que formou sua primeira turma, com 44 alunos. Nesta quinta-feira (29), inclusive, os envolvidos no projeto entregaram os diplomas aos novos árbitros e aqueles já pertencentes ao quadro, mas que participaram dos nove meses de projeto em busca de mais qualificação para os desafios da profissão.


Durante a solenidade do evento, um acontecimento deixou muitos presentes com um sentimento misto de emoção e satisfação. Quatro árbitros baianos ingressaram no quadro de arbitragem da CBF.

A notícia, além de comprovar que o trabalho feito pela entidade máxima do futebol baiano está no caminho certo e rendendo bons frutos, mostra que, para os profissionais, valeu apena os meses e até anos de luta para chegar onde chegaram.


Os novos baianos integrantes do quadro nacional são os árbitros centrais Diego Pombo Lopez e Eziquiel Souza Costa, e os assistentes Carlos Eduardo Bregalda Gussem e José dos Santos Amador. Deles, Pombo é o único que passa por esse momento pela segunda vez, pois já fez parte do quadro antes de se licenciar da arbitragem e agora retorna para dar continuidade à sua carreira.

Os quatro árbitros não esconderam a emoção ao receberem os escudos da CBF das mãos do presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues; do vice-presidente eleito, Ricardo Nonato; do presidente e vice da Ceaf-BA, Wilson Paim e Belmiro da Silva, e dos membros da comissão, Kleber Moradillo, Paulo Celso Bandeira e Tânia Regina.


"É um momento especial para mim. Agradeço a Ednaldo (Rodrigues), que esteve do meu lado e me apoiou muito nessa luta para retornar ao quadro nacional. Vou me empenhar ao máximo para honrar a Federação Bahiana de Futebol", disse Diego Pombo.

Já Eziquiel Souza não conseguiu segurar as lágrimas. "Tenho dificuldades, venho de um lugar muito distante. A Federação me concedeu uma bola no curso para que eu me qualificasse. Foram meses de muita luta e de muito trabalho para hoje eu conseguir chegar ao quadro nacional", disse em meio às lágrimas que escorriam dos seus olhos.


Com a chegada de Diego, Ezequiel, Carlos Eduardo e José, a Bahia passa a contar com 26 árbitros no quadro da CBF. Onze deles são árbitros centrais e os outros 15 assistentes.

Os árbitros que já faziam parte do quadro, que podem ser chamados carinhosamente de "veteranos" também receberam seus escudos da entidade nacional no evento. Todos já estão prontos para atuar nas competições regionais e nacionais da temporada 2015 do futebol brasileiro.


Curso – Também como parte do projeto de qualificação e desenvolvimento da arbitragem pela FBF, todos os 26 árbitros e assistentes do quadro nacional receberam uma bolsa de estudos de um ano no curso de inglês Englishtown. O curso, que será iniciado neste mês de fevereiro, é uma oferta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Confira a lista dos 26 árbitros da Bahia no quadro nacional:

ÁRBITROS CENTRAIS CBF
Arilson Bispo da Anunciação
Cosme Iran Sabino de Araújo
Diego Pombo Lopez
Eziquiel Souza Costa
Gleidson Santos Oliveira
Jailson Macêdo Freitas
Johnn Herbert Alves Bispo
Lúcio José Silva de Araújo
Marielson Alves Silva
Rafael Luís de Almeida Santos

Mulheres
Thayslane de Melo Costa

ASSISTENTES CBF

Adailton José Jesus da Silva
Alberto Tavares Neto
Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Também do quadro da FIFA)
Carlos Eduardo Bregalda Gussen
Dijalma Silva Ferreira Júnior
Elicarlos Franco de Oliveira
José Carlos Oliveira dos Santos
José dos Santos Amador
Jucimar dos Santos Dias
Marcos Welb Rocha de Amorim
Paulo de Tarso Bregalda Gussen

Mulheres
Daniela Coutinho Pinto (Também do quadro da FIFA)
Érica Paula de Jesus da Purificação
Ivânia do Nascimento Lopes

Fotos: Carlos Santana / FB






Nenhum comentário:

Postar um comentário