domingo, 21 de dezembro de 2014

Governo homenageia melhores do esporte em 2014



Fonte: sudesb.ba.gov.br
Fotos: Sudesb, ASES e FaceBook
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva.
Serrinha, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)





Em noite de gala para o esporte baiano, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), prestou homenagens àqueles que contribuem para fazer o esporte acontecer no estado.

O teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus do Cabula, ficou lotado na noite de sexta-feira (19) na festa dos "Melhores do Esporte" em 2014, que reuniu atletas, paratletas, árbitros, dirigentes, bem como representantes de instituições que colaboram para propagar o esporte da Bahia.

Foram homenageados 114 atletas, 32 paratletas, 114 técnicos e 49 árbitros.

Os escolhidos foram selecionados por dirigentes de federações esportivas que usaram como critérios as atuações que eles tiveram em eventos esportivos regionais, nacionais e internacionais, em modalidades como judô, ginástica artística, hapkido, handebol, capoeira, boxe, motociclismo, remo, sinuca, natação, tênis, tênis de mesa, atletismo, triathlon, vôlei, basquete, futebol e ciclismo.

Entre os homenageados que saíram do país e voltaram com títulos estão os jogadores de futebol de cinco do Instituto dos Cegos da Bahia (ICB) que foram para a República Tcheca e trouxeram o bicampeonato do Bučovice Blind Football Cup, Jeferson Gonçalves, Tiago Nascimento, Gledson Paixão e Cassio Reis; o nadador de maratonas aquáticas, Allan do Carmo, que trouxe o título de campeão mundial, conquistado na China; e o triatleta paralímpico Leonardo Curvello, que conquistou o ouro na categoria PT3 Open de paratriatlo no Canadá.


Na abertura, o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, aproveitou a oportunidade para agradecer aos presentes e fazer um balanço das ações da superintendência nos últimos anos. "Chegou o momento de comemorar. Um momento muito positivo para o esporte baiano. O Governo da Bahia, por meio da Sudesb tem procurado incentivar o esporte em todo estado, com construções de equipamentos esportivos, apoios aos atletas e paratletas, por meio do Bolsa Esporte e FazAtleta,  doações de passagens, entre outros. Sabemos que ainda temos muito por fazer, mas em 2015 iremos avançar muito mais ", disse.

Muito emocionado, Leonardo Curvello agradeceu pelo apoio que recebeu. "Estou muito feliz pelo reconhecimento de ser, em 2014, o melhor paratleta da Bahia. Quero agradecer, em especial, ao diretor geral da Sudesb, Elias Dourado que, à frente da Sudesb, tem procurado dar condições aos atletas deste Estado", disse.



Outros destaques

Além deles, o Governo do Estado também homenageou a outras pessoas e/ou instituições que também realizaram ações em prol do esporte. Esse ano, o troféu "Louviral Dias Lima Filho" foi entregue ao árbitro Lucio José Silva de Araujo.

Como revelação da Copa Interbairros - realizado pela Sudesb - árbitro Dirlan Nascimento Souza ficou com o troféu.

Joilson de Santana, presidente da Federação de Boxe Olímpico, ganhou o prêmio de dirigente esportivo empreendedor no ano de 2014.


Por mais um ano, a página na internet "Zé Oswaldo Esporte Olímpico" foi eleita destaque de site esportivo.

A Rede Bahia levou três prêmios: apresentadora, com Patrícia Abreu, repórter, com Renan Pinheiro e programa esportivo com o semanal Bahia Esporte.

Bahiagás e Embasa levaram os prêmios de empresa patrocinadora do esporte baiano e de instituição pública parceira da Sudesb, respectivamente.

Na categoria "Grupo de pesquisa na Área de Esporte e Lazer", o homenageado foi o Grupo Mel - Mídia/memória, educação e lazer da Universidade Federal da Bahia (UFBa). Formado por professores e estudantes pesquisadores da UFBa, bem como pesquisadores associados, o grupo busca sistematizar experiências e discutir projetos no campo da mídia/memória/história; educação/cultura corporal e lazer/ludicidade e visando, pela lente da educação, dialogar com outras universidades interessadas nesse conjunto temático.


Confira aqui os demais ganhadores:





renan pinheiro

JORGE LUIZ E Patrícia abreu

Ascom/Sudesb






Nenhum comentário:

Postar um comentário