sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Com gol contra, Esquadrão tropeça diante do Nacional em Medellín

Por: Eudes Benicio. Fonte: Ibahia
Edição: Jorge Luiz da Silva
Laranjeiras, SE (da redação Itinerante do Esporte Comunitário)

Bahia e Nacional de Medellín fizeram o primeiro jogo das oitavas-de-final da Sul-Americana (Foto: AP)

A chance retornou 24 anos depois, mas ainda não foi desta vez que o Bahia conseguiu vencer uma partida oficial jogando fora do Brasil.

No duelo contra o Nacional de Medellin, na abertura das oitavas de final da Copa Sul Americana, o Esquadrão acabou derrotado por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (26), no estádio Atanasio Girardot. O único gol da partida saiu no erro de Diones, que marcou contra ao tentar cortar uma bola na área tricolor, ainda no início do duelo.

A partida de volta para decidir quem avança às quartas de final da Sul Americana só acontece no dia 24 de outubro, quando o Bahia receberá o time colombiano na Arena Fonte Nova, a partir das 19h30.

Antes disso o Tricolor segue seu caminho no Campeonato Brasileiro e no final de semana tem compromisso diante do Vasco pela 24ª rodada. O duelo em Salvador tem bola rolando às 16h de domingo (29).


O jogo - Logo que foi determinado o início da partida em Medellin, o Tricolor não se deu por intimidado como visitante e já começou de igual para igual diante dos donos da casa.
O primeiro lance com algum perigo foi do Esquadrão quando, aos 8', quando Wallyson lançou para a área da direita na cobrança de falta, Fahel cabeceou, mas a bola passou acima da meta.
Quando o Nacional conseguiu chegar, foi a sorte que não ajudou o Bahia e aos 11 minutos, quando a bola foi lançada para a área, Diones tentou cortar mas acabou mandando para o gol de Marcelo Lomba e marcou contra.

Tentando reagir depois da surpresa, o Tricolor tentava explorar as jogadas principalmente com Wallyson nos cruzamentos pelos lados e tentava sair da forte marcação do Nacional.
Aos 20' foi Marquinhos Gabriel quem chegou com perigo, invadiu a área do Nacional, cruzou para Wallyson, mas antes da finalização Murillo desviou.
Chegando à metade da primeira etapa os donos da casa ensaiaram a pressão.
Bernal invadiu a área com perigo aos 25', chutou de cara com o gol e Marcelo Lomba salvou com o pé.

O Nacional quase chegou ao segundo gol aos 31'. Primeiro a trave ajudou e parou a bola no chute forte de Duque e no rebote, Bernal pegou na pequena área, chutou e Marcelo Lomba mais uma vez evitou a vantagem no placar com grande defesa.

O Bahia também teve boa chance para empatar, mas Wallyson não alcançou o bom cruzamento de Madson quando se jogou de cara com a meta na pequena área e não acertou a bola.


Bahia volta para o segundo tempo com a mesma estratégia de contra-ataque e espera pelo Nacional no seu campo de defesa.
A postura era arriscada e demorou até o Tricolor levar perigo na segunda etapa.
Só aos 17' o time conseguiu assustar o goleiro Armani quando Marquinhos Gabriel detonou a bomba de longe e mandou muito perto do gol.

Cristóvão Borges fez as alterações trocando jogadores de mesma posição durante o segundo tempo e não mudou o esquema e posicionamento do Esquadrão.
As iniciativas ofensivas da primeira etapa não eram mais tão frequente na etapa final e o Nacional seguia segurando o jogo e administrando a vantagem no placar.

Com o rival acomodado, os donos da casa quase ampliaram na marca dos 31 minutos. Demerson vacilou no cruzamento para a área do Bahia, Fernando Uribe pegou de primeira na pequena área e quase marcou.
A bola passou por cima do gol e Marcelo Lomba disparou a bronca na defesa.

O tricolor pareceu satisfeito apesar do resultado negativo e teve pouca iniciativa de ataque para tentar mudar a situação.
O cenário era favorável para o Nacional, que ainda ensaiou os momentos de pressão para ampliar, mas a vitória simples persistiu a favor do mandante.

Tricolor foi derrotado por 1 a 0 no jogo realizado na noite desta quinta-feira. (Foto: Reuters)

Nacional (COL) 1 x 0 Bahia - Oitavas de final da Copa Sul Americana
Data: 26/9/2013, 22h
Local: estádio Atanasio Girardot, em Medellín (COL)
Árbitro: Roddy Alberto Zambrano (EQU)
Assistentes: Luis Alvarado e Luis Vera

Nacional (COL): Armani; Najera, Henriquez, Murillo, Diaz; Bocanegra, Mejia, Medina (Guizal), Bernal (Valoy); Cárdenas, Duque (Fernando Uribe). Técnico: Juan Carlos Osório

Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Demerson, Titi (Lucas Fonseca) e Raul (Jussandro); Fahel, Diones, Helder e Marquinhos Gabriel (William Barbio); Wallyson e Fernandão. Técnico - Cristóvão Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário