segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Futebol. Uma paixão mundial

Texto edição e arte: Jorge Luiz da Silva
Imagens: Algumas garimpadas na internet. Outras do arquivo pessoal
Serrinha, BA. (da redação itinerante do Blog Esporte Comunitário)




O futebol é um dos esportes mais populares do planeta. E chega a ser uma verdadeira e autêntica paixão mundial.

Essa modalidade esportiva foi criada e regularizada na Inglaterra em 1863, apesar de que até hoje não se tem uma informação concreta de quando e onde nasceu essa que se tornou especialmente a maior paixão do povo brasileiro.

Entretanto, o que sabemos é que em muitas culturas, em épocas passadas, os povos faziam algo parecido com o futebol, sem regras e sem limites. Simplesmente uma brincadeira de chutar bolas.


Apesar de que hoje o nosso Brasil é conhecido como o país do futebol. Existe até um ditado popular: "Brasil, o país do futebol", nós temos que  encarar a realidade. Esse esporte foi criado longe, muito longe daqui. Lá na Europa.



É ainda do nosso conhecimento que o jogo moderno começou a ser disputado oficialmente no país dos ingleses após a formação da FA (Football Association) que instituiu as primeiras regras em 1863.

Por sinal a palavra futebol vem justamente do inglês: foot (pés) + ball (bola): bola nos pés.

Um jogo de futebol tradicional e oficial é disputado por dois times e 11 atletas durante 90 minutos, divididos em dois tempos de 45, sob o comando de um árbitro principal e dois assistentes, os tais bandeirinhas.

O futebol, portanto, é considerado um dos esportes mais populares no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário