segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Nordestão: Santa Cruz vence e deixa o Bahia para trás; CRB vira, Ceará se classifica, Sport goleia o Timbú


Fonte: Futebol Interior
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Serrinha, BA (Da Redação Itinerante do Esporte Comunitário)


 Ayrton é abraçado por Euller e Rodrigo na comemoração do primeiro gol do Vitória.
(Foto: Romildo de Jesus / Agência Estado)
Sergipe empatou com o América-RN e foi eliminado (Foto: Filipe Araújo/FSF)


No sábado, dois jogos abriram a rodada. Em Pituaçu, o Vitória derrotou o Confiança e conseguiu a classificação antecipada no Grupo A, com 10 pontos, na segunda posição.
O líder do grupo, que também conseguiu a classificação, é o América, que empatou com o Sergipe e garantiu a vaga antecipada.

Neste domingo, seis jogos finalizaram a quarta rodada.

O Santa Cruz recebeu o Bahia, e se deu bem. O Botafogo jogou contra o Guarany de Sobral e conseguiu a vitória, entrando de vez na briga por uma vaga na próxima fase. O Náutico foi surpreendido pelo Sport e, na Arena Pernambuco, perdeu o jogo. O Ceará fez o dever de casa e derrotou o Treze. CRB vira pra cima do Potiguar e aumenta chance e classificação. No último jogo da rodada, o CSA derrotou o Vitória da Conquista e se classificou.

Santa Cruz vence e passa o Bahia

Luciano Sorriso comemora gol marcado aos 33 minutos de jogo
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

O Santa precisava da vitória para passar o Bahia e, na última rodada da primeira fase, depender apenas de si para avançar. E foi isso que aconteceu. Aos 20 segundos de jogo, Caça-Rato começou boa jogada pela direita e tocou para Raul, que cruzou. Lomba dividiu com Cassiano e a bola ficou limpa para Luciano Sorriso, que só teve o trabalho de empurrar para o gol.

Após o gol sofrido no início da partida, o Bahia se mostrou muito nervoso. Aos sete minutos, Fahel deu um carrinho violento no jogador do Santa Cruz e recebeu cartão vermelho direito, causando revolta nos jogadores baianos. Aos 12 minutos, Hélder recebeu cartão amarelo por falta em Sandro Manoel.
Aos 24 minutos, o Santa Cruz quase conseguiu ampliar. Flávio Caça-Rato recebeu livre e soltou uma bomba para o gol, obrigando o goleiro Marcelo Lomba a fazer uma ótima defesa, salvando o tricolor baiano de sofrer o segundo.

No segundo tempo, o Santa Cruz voltou melhor e, assim como na etapa incial, marcou logo no início. Aos 4 minutos, Raul recebeu a bola e, sem ângulo, bateu para o gol. O goleiro Marcelo Lomba esperava o cruzamento e, quando foi para a bola, já era tarde.
O Bahia esboçou uma reação. Aos 16 minutos do segundo tempo, Rhayner aproveitou vacilo da zaga do Santinha e, depois de uma arrancada, tocou para o fundo do gol para diminuir o marcador.
Com a vitória por 2 a 1, o Santa Cruz chegou aos 8 pontos e ultrapassou o Bahia. Na última rodada, contra o Vitória da Conquista, o Santinha precisa apenas de uma vitória para avançar. Já o Bahia tem sete pontos e precisa vencer o CSA e torcer por um tropeço do Santa Cruz.

Botafogo-PB vence, mas Guarany se classifica

O Botafogo-PB pressionou muito, mas só conseguiu marcar no final do 2º tempo
(Foto: Hévilla Wanderley)

Quem começou colocando pressão no jogo foi o Fogão, já que precisava da vitória para continuar sonhando com a classificação. Aos 18 minutos, Frontini fez fila na zaga do Guarany, e consegue um bom chute para o gol, obrigando o goleiro André Zuba a fazer uma boa defesa. Dois minutos depois, Zuba salvou o Guarasol mais uma vez, dessa vez em cabeceio do atacante Rafael Aidar.

O Guarany de Sobral teve sua primeira chance somente aos 32 minutos do primeiro tempo. Marcio Tarrafas recebeu pelo meio, foi carregando e arriscou forte de fora da área. O goleiro Genivaldo se esticou todo, fazendo uma bela defesa.
O primeiro tempo foi todo do Botafogo. A equipe da Paraíba pressionou muito o Guarany de Sobral, mas não conseguiu transformar as oportunidades em gols, parando nas boas defesas do goleiro André Zuba.

Após muita pressão, o Botafogo chegou ao gol que precisava para sair da lanterna do Grupo D. Aos 36 minutos do segundo tempo, Pio, de falta, marcou o gol que o Fogão tanto buscou ao longo da partida.

Com a vitória por 1 a 0, o Fogão pode brigar por uma vaga na próxima rodada. Com três pontos e na 3ª posição do Grupo D, o Botafogo tem chances de se classificar, já que o Náutico perdeu para o Sport. Já o Guarany está na liderança do grupo com 8 pontos, mas ainda não está classificado, já que os outros times do grupo ainda não fizeram cinco jogos.

Sport vence e embola o Grupo D

Sport conseguiu anular o Náutico na Arena Pernambuco
(Foto: Antônio Carneiro/ Pernambuco Press)

O Leão da Ilha precisava da vitória de qualquer jeito para sair da lanterna do Grupo D, já que tinha apenas dois pontos, e foi pra cima do Timbu. Aos 16 minutos de jogo, Ananias aproveitou o cruzamento de Aílton e, de cabeça, tocou para o gol, abrindo o placar para o Sport e dando ânimo novo ao time.

Durante todo o primeiro tempo, o Náutico teve poucas chances e não chegou com perigo ao gol defendido por Magrão. Assim, com o gol de Ananias, o Leão da Ilha foi para o vestiário com a vantagem de 1 a 0 no placar.
No início do segundo tempo, aos dois minutos, o Sport marcou mais um. Dessa vez Érico Júnior foi o autor do gol. O jogador aproveitou o rebote do goleiro Gideão após chute de Neto Baiano, e só empurrou a bola para o gol. Na comemoração, o atacante levou cartão amarelo.

No final do jogo, aos 41 minutos do segundo tempo, Neto Baiano bateu pênalti para o Sport com muita força para marcar o terceiro do jogo, acabando com quaisquer chances de reação do Timbu.

Com a vitória por 3 a 0, o Sport colocou todos os times do Grupo D na briga por uma vaga na próxima fase. A equipe da Ilha do Retiro chegou aos 5 pontos, e ocupa a 2ª posição com cinco jogos. Já o Náutico está na 3ª colocação, com 4 pontos, mas tem apenas quatro pontos disputados. O líder do grupo, Guarany, tem 8 pontos e cinco jogos; e o lanterna Botafogo tem 3 pontos, e quatro jogos disputados. Assim, todos os times tem chances de classificar.

Ceará consegue a vitória e a classificação

Resultado classificou o Ceará de forma antecipada e tirou as chances do Treze de chegar às quartas (Foto: Bruno Gomes/Agência Diário)

O Ceará precisava de apenas uma vitória para garantir a vaga na próxima fase, e conseguiu. Mas, a primeira boa chance de gol foi do Treze. Aos 17 minutos, após contra-ataque, Tércio chutou de fora da área e assustou o goleiro Luis Carlos. Apesar da insistência do Ceará, o primeiro tempo terminou sem gols.

No último lance do primeiro tempo, aos 47 minutos, Ricardinho levantou a bola na área e, de cabeça, Anderson subiu livre de marcação, mas cabeceou para fora, desperdiçando uma ótima chance para o Ceará.

Na volta do intervalo, uma confusão entre torcedores de Ceará e Treze obrigou o árbitro a paralisar a partida durante cerca de dois minutos. Com a bola rolando, o Vovô continuou pressionando o Treze e, aos 17 minutos foi premiado pela insistência. Após cruzamento de Souza, Diego Ivo subiu sozinho e, de cabeça, abriu o placar.

No último lance da partida, aos 48 minutos, Tadeu recebeu a bola livre dentro da área após jogada de Magno Alves e só teve o trabalho de empurrar para o gol.

Com a vitória por 2 a 0, o Ceará chegou aos 11 pontos e garantiu a classificação para a próxima fase da Copa do Nordeste. Já o Treze permaneceu com três pontos, na lanterna do Grupo C, sem chances de classificação.

CRB vira pra cima do Potiguar


O Potiguar dependia apenas de si para conseguir uma vaga na próxima fase da Copa do Nordeste, e foi pra cima do CRB. A melhor chance dos donos da casa no primeiro tempo veio em um chute de fora da área, com Raylan, obrigando o goleiro Júlio César a fazer uma ótima defesa, e segurando o empate na primeira etapa.

No segundo tempo, aos 9 minutos, em bela jogada de Samuel, o Potiguar abriu o placar. O jogador levou a bola até a linha de fundo e cruzou para a área. O zagueiro Marcos Vinícius tentou afastar a bola e empurrou mandando contra o próprio patrimônio.
Mas o CRB precisava no mínimo de um empate para não dar adeus a competição, e foi pra cima. Aos 26 minutos do segundo tempo, Denílson aproveitou rebote do goleiro Ramom e deixou tudo igual.

Aos 42 minutos, quando o jogo já se encaminhava para o final, o CRB resolveu mudar a história da partida. Igor Oliveira recebeu a bola e, de fora da área, acertou um belo chute, marcando um golaço e dando números finais a partida: 2 a 1 pro CRB, que aumenta as chances de classificação.

Com a vitória por 2 a 1, o CRB pulou para segundo na classificação, com 7 pontos, e aumentou as chances de conseguir uma vaga para a próxima fase da Copa do Nordeste. Já o Potiguar está na terceira posição com 6 pontos, e precisa vencer o Treze, fora de casa, na última rodada.

CSA faz dever de casa e se classifica

Clementino comemora o gol da vitória do CSA sobre o Conquista
(Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)

Na última partida da quinta rodada da Copa do Nordeste, o CSA recebeu o Vitória da Conquista e precisava derrotar o lanterna do Grupo B para conseguir uma vaga na próxima fase da competição.
Pressionando muito o adversário, o CSA quase chegou ao gol aos 15 minutos de jogo. Pedro Silva lançou Jeferson Maranhense, que subiu com a zaga baiana e ajeitou para Lucas. O volante dominou a bola e chutou com força. A bola subiu um pouco e acabou passando por cima do gol defendido por Augusto, e o primeiro tempo terminou em igualdade.

Na volta do intervalo, o CSA continuou pressionando muito o Vitória em busca do gol que daria a classificação antecipada ao time de Alagoas. Mas, quem abriu o placar foi a equipe baiana. Aos 18 minutos, após lambança da zaga do CSA, Carlinhos recebeu livre dentro da área e marcou o gol, calando a torcida alagoana no Estádio Rei Pelé.

Daniel Costa, de falta, não deu chance para o goleiro Augusto, do Conquista
(Foto: Jonathan Lins/G1)

Apesar de sofrer um gol, a equipe alagoana não se abateu. Em cobrança de falta, Daniel Costa bateu com perfeição, no ângulo, sem chance de defesa para o goleiro do Vitória, deixando tudo igual e recolocando o CSA na partida.

No apagar das luzes, Diego Clementino salvou o CSA. Aos 48 minutos de jogo, o jogador recebeu um cruzamento na medida de Jeferson Maranhense e testou firme para dentro do gol. 2 a 1 para o CSA, que avançou de fase.

Com a vitória, o CSA é o líder do Grupo B com 11 pontos e já garantiu vaga na próxima vaga da Copa do Nordeste. Já o Vitória da Conquista segue sem vencer na competição, com apenas um ponto conquistado em 5 jogos, e não tem chances de avançar de fase.

Carlinhos fez o gol do Vitória da Conquista no Rei Pelé
(Foto: Jonathan Lins/G1)

Confira os resultados da 5ª rodada
Vitória-BA
2
x
1
Confiança-SE
Sergipe-SE
1
x
1
América-RN
Santa Cruz-PE
2
x
1
Bahia-BA
Botafogo-PB
1
x
0
Guarany-S-CE
Ceará-CE
2
x
0
Treze-PB
Potiguar-M-RN
1
x
2
CRB-AL
Náutico-PE
0
x
3
Sport-PE
CSA-AL
2
x
1
Vitória da Conquista-BA





Nenhum comentário:

Postar um comentário