sexta-feira, 26 de maio de 2017

Vettel lidera segundo treino livre do GP de Mônaco e fecha quinta-feira na frente


Fonte: Super Esportes (Agência Estado)
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Imagens: Google.com.br (Arquivo ASES)
Serrinha, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)


Sebastian Vettel termina dia na liderança e acirra ainda mais a disputa com Lewis Hamilton. Divulgação/Ferrari.





FÓRMULA 1 

Líder do Mundial de Pilotos, Sebastian Vettel terminou o primeiro dia da sexta etapa da temporada 2017 da Fórmula 1 na frente. Nesta quinta-feira, após ser superado pelo britânico Lewis Hamilton na sessão inicial do fim de semana do GP de Mônaco, o alemão da Ferrari liderou o segundo treino livre e foi o mais rápido da quinta-feira no circuito de rua de Montecarlo. 

Vettel foi o único piloto a fazer uma volta em menos de 1min13 no dia, registrando o novo recorde da pista com a marca de 1min12s720. Assim, começou bem o fim de semana do GP de Mônaco, em que tentará sustentar a sua liderança no Mundial de Pilotos, ocupada com 104 pontos, seis a mais do que Hamilton, o segundo colocado. 

Mas ao contrário do que havia ocorrido no primeiro treino livre, Vettel não teve muita concorrência dos pilotos da Mercedes na segunda sessão, pois eles se focaram mais em trabalhar no ritmo de corrida, sem grande preocupação com os tempos de volta. 

Alemão dá o troco em Hamilton, que bateu recorde da pista no treino anterior



Com isso, Hamilton foi apenas o oitavo colocado no segundo treino livre, com a marca de 1min13s873, um tempo pior inclusive do que o registrado na primeira sessão, quando foi o mais rápido, com 1min13s425. Seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, também passou pela mesma situação. Após ser o quarto com 1min13s791, foi somente o décimo colocado, com 1min13s902, na segunda atividade. 

Com isso, Vettel sobrou no segundo treino livre para o GP de Mônaco, com uma vantagem de quase 0s5 para o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, o piloto que mais se aproximou dele ao marcar 1min13s207. Já o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, foi o terceiro mais rápido, com 1min12s283. 

Após colocar os seus dois pilotos entre os dez melhores na primeira atividade, a Toro Rosso confirmou o seu bom desempenho em Montecarlo ao terminar o segundo treino livre com o russo Daniil Kvyat em quarto lugar e o espanhol Carlos Sainz Jr. na quinta colocação. 

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, foi o sexto mais rápido, enquanto o mexicano Sergio Pérez, da Force India, ficou em sétimo lugar. Já o dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, terminou entre os dois carros da Mercedes, na nona colocação no segundo treino livre do GP de Mônaco. 

Assim como na primeira atividade, quando foi o 11º colocado, o brasileiro Felipe Massa voltou a ficar fora da relação dos dez mais rápidos, em 13º lugar, com 1min14s003. Com isso, terminou logo atrás dos dois carros da McLaren, com o belga Stoffel Vandoorne em 11º e o britânico Jenson Button, o substituto de Fernando Alonso, que vai participar no fim de semana das 500 Milhas de Indianápolis, na 12ª posição. 



Companheiro de Massa na Williams, o canadense Lance Stroll sofreu um forte acidente e destruiu seu carro ao bater na entrada da curva do cassino, o que inclusive provocou o acionamento da bandeira vermelha. Já o britânico Jolyon Palmer, da Renault, abandonou a atividade logo no começo por problemas no motor. 

Os pilotos voltam a acelerar no circuito de rua de Montecarlo no sábado, quando será realizado o treino de classificação a partir das 9 horas (de Brasília). O horário é o mesmo da largada do GP de Mônaco no domingo. 



l




terça-feira, 23 de maio de 2017

Jovens Alexander Zverev e Elina Svitolina entram no top 10 após títulos em Roma

Fonte: Superesportes (Gazeta Press)
Imagens: Reprodução
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Serrinha, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)
Svitolina e Zverev agora são os mais jovens no top 10 dos rankings da ATP e da WTA. AFP



Alemão de 20 anos superou Djokovic na final; ucraniana desbancou Halep


O fim de semana de Alexander Zverev foi completo. Além de derrotar o sérvio Novak Djokovic, o alemão de apenas 20 anos conquistou seu primeiro título de Masters 1000 na carreira. Com os pontos ganhos em Roma, o tenista subiu sete posições e entrou no top 10 da ATP pela primeira na atualização do ranking desta segunda-feira.

A entrada de Zverev foi a única mudança entre os dez melhores tenistas do mundo. O alemão deixou para trás David Goffin (11º), Grigor Dimitrov (12º), Jo-Wilfried Tsonga (13º), Tomas Berdych (14º), Jack Sock (15º), Gael Monfils (16º) e Lucas Pouille (17º) e se tornou o mais novo do top 10, já que Dominic Thiem tem 23 anos.

Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos do Rio, o argentino Juan Martin Del Potro subiu quatro posições e agora é o 30º do mundo em recuperação incrível. Após uma série de lesões, o promissor tenista chegou a ficar sem ranking, mas deu a volta por cima com atuações incríveis no segundo semestre de 2016.

Melhor brasileiro na lista, Thomaz Bellucci não perdeu posições e manteve o 59º lugar. Já Rogerinho Dutra subiu seis postos após o vice-campeonato no Challenger de Bordeaux e agora é o 78º. Quem também melhorou foi Thiago Monteiro, que subiu três posições e aparece em 95º.

Na lista feminina da WTA, a grande campeã do fim de semana, Elina Svitolina, deu o maior salto entre as tenistas de elite. Com o título no Premier de Roma, a ucraniana avançou cinco posições e se colocou no sexto lugar do mundo.

A espanhola Garbiñe Muguruza subiu dois degraus e novamente aparece entre as cinco primeiras tenistas do circuito. A jovem de 23 anos agora defende os dois mil pontos conquistados em Roland Garros na última temporada.

Pronta para começar a disputar o quali para o segundo Grand Slam do ano nesta terça-feira, a brasileira Beatriz Haddad Maia perdeu uma posição e deixou o top 100. Teliana Pereira teve um bom salto de 12 posições e agora é a 240ª da WTA, enquanto Paula Gonçalves avançou um posto e é a 291ª.








terça-feira, 16 de maio de 2017

Federação Nacional dos Atletas questiona partidas do Brasileirão às 11 horas



Fonte: Super Esportes (Agência Estado) 
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Imagens: Google.com.br (Arquivo ASES)
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)



Fluminense e Santos protagonizaram o único duelo das 11h da manhã nesse fim de semana. Foto: Lucas Merçon/Fluminense.

CAMPEONATO BRASILEIRO
Até a 10ª rodada, seis partidas estão marcadas para o horário



A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) prometeu encaminhar um ofício à CBF questionando os jogos das 11 horas da manhã. Até a 10.ª rodada do Campeonato Brasileiro, seis partidas estão marcadas para o horário, sendo cinco deles no Rio. 

No fim do ano passado,
a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte determinou que todos os jogos em território nacional no período entre 11 horas e 14 horas só poderão ocorrer se a temperatura das partidas for monitorada em tempo real e não extrapolar 28 graus WBGT (Temperatura Global de Bulbo Úmido, em tradução livre), uma medida que considera o efeito da temperatura, umidade e luz do sol sobre os jogadores. 

No último domingo, às 11 horas, a temperatura ambiente no estádio do Maracanã, no Rio, chegou a 30°C. A CBF, contudo, garante que a temperatura WBGT não chegou aos 25 graus e o jogo transcorreu sem nenhum risco aos jogadores. “A CBF continua tendo como motivação principal a preservação da integridade física dos atletas”, assegurou Jorge Pagura, presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol. 

Mesmo assim, o presidente da Fenapaf, Felipe Augusto Leite, declarou que irá à CBF. “Jogo com sol das 11 horas da manhã pode fazer sentido em Curitiba, em Porto Alegre. Não no Rio”. 









segunda-feira, 8 de maio de 2017

Brasil faz 6 a 0 no Taiti e conquista o quinto título do Mundial de futebol de areia



Fonte: Super Esportes
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Imagens: Google.com.br (Arquivo ASES)
Serrinha, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)



Seleção Brasileira de Futebol de Areia venceu campeonato nas Bahamas com goleada de 6 a 0
Divulgação / CBSB


FUTEBOL DE AREIA


Depois de seis anos fora da final da Copa do Mundo de Futebol de Areia, o Brasil conquistou o pentacampeonato do torneio neste domingo. Vencedor nas edições de 2006, 2007, 2008 e 2009, o time verde e amarelo encarou a promissora seleção do Taiti na grande decisão de 2017, nas Bahamas, e venceu de maneira tranquila, por 6 a 0.

A Seleção Brasileira foi dominante desde os primeiros instantes do duelo e não teve grandes problemas para sair com o triunfo. Mauricinho (duas vezes), Datinha, Catarino e Daniel (duas vezes) foram os autores dos gols.

Além de marcar o quinto título mundial do Brasil, a vitória estabeleceu uma incrível marca para a equipe nacional. Foi o 35º triunfo consecutivo da Seleção, que vem tendo ótimo rendimento e não levantava a taça há oito anos.



Seleção Brasileira voltou a conquistar o campeonato após oito anos

O jogo

Concentrado e intenso, o elenco brasileiro precisou de 14 segundos para abrir o placar com Mauricinho, um dos principais destaques da campanha para o título. Foi o camisa 11 que ainda deu o passe para o segundo gol verde e amarelo na noite, marcado por Datinha.


Mauricinho também foi o responsável por inaugurar o marcador do segundo período fazendo bela joga individual na pequena área taitiana. Após os três gols, o jogo passou a ficar parado, mas o Brasil seguia anulando os ataques adversários.


A partida só voltou a esquentar no terceiro tempo, quando time verde e amarelo entrou com ritmo muito forte e definiu o triunfo. Catarino foi o primeiro a marcar na etapa, seguido pelos dois tentos de Daniel, que decretaram o placar.







Relembre a campanha brasileira nas areiras de Nassau:

Grupo D (Brasil, Taiti, Japão e Polônia)

Fase de classificação:
Brasil 4 x 1 Taiti
Polônia 4 x 7 Brasil
Brasil 9 x 3 Japão

Quartas de final
04.05 - Brasil 4 x 3 Portugal

Semifinal
06.05 - Brasil 8 x 4 Itália

Final
07.05 - Brasil 6 x 0 Taiti