terça-feira, 31 de maio de 2016

Ranking do judô é fechado e Brasil terá só cinco cabeças de chave nos Jogos do Rio de Janeiro



Fonte: Super Esportes
Informação: Agência Estado
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Imagens: Google.com.br (Arquivo ASES)
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)


Judoca Sarah Menezes é uma das principais esperanças do Brasil nos Jogos Olímpicos.
Foto: Yasuyoshi Chiba




 Na Olimpíada de 2012, país teve o dobro de atletas privilegiados na primeira fase





Se há quatro anos a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) comemorava que o Brasil tinha 10 cabeças de chave nos Jogos Olímpicos de Londres, agora que a competição será em casa o País terá apenas metade deste número. A última atualização do ranking olímpico foi publicada nesta segunda-feira pela Federação Internacional de Judô (IJF) mostrando que apenas cinco brasileiros terão chave privilegiada no Rio-2016. 

Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg) e Mayra Aguiar (78kg) estão em quarto lugar nas suas respectivas categorias e não enfrentam nenhum das três primeiras do ranking mundial até a semifinal. Elas são as brasileiras mais bem colocadas no ranking num cenário pior do que o de 2012, quando Mayra e Leandro Guilheiro foram a Londres em primeiro e Sarah em terceiro. 

Victor Penalber, em sétimo na categoria até 81kg, tem chave privilegiada até as quartas de final. O outro cabeça de chave brasileiro será no peso pesado (+100kg). A CBJ vai revelar na quarta-feira o escolhido entre Rafael Silva (nono do ranking) e David Moura (décimo). Como há dois japoneses na frente, o brasileiro apontado entrará como oitavo cabeça de chave. 






Os demais brasileiros não terão qualquer privilégio no sorteio das chaves da Olimpíada, podendo estrear contra os candidatos ao ouro. São os casos de Charles Chibana (19.º na categoria até 66kg), Alex Pombo (27.º na até 73kg), Tiago Camilo (20.º na até 90kg), Rafaela Silva (14.ª na até 57kg), Mariana Silva (16.ª na até 63kg), Maria Portela (14.ª na até 70kg) e até Maria Suelen Altheman (12.ª na +78kg). A peso pesado perdeu nove confrontos este ano, sendo quatro para a cubana Idalys Ortiz, líder do ranking mundial.

Em três categorias
a briga está aberta pela convocação, que será anunciada na quarta-feira. Na até 60kg, Eric Takabatake (13.º) tem só 21 pontos a mais que Felipe Kitadai (14.º), que é o favorito a ser escolhido. No peso pesado, a vantagem de Rafael Silva sobre David Moura é de 102 pontos, mas Moura tem resultados melhores contra os judocas que vão à Olimpíada. Já na até 100kg, os 101 pontos de folga sobre Luciano Corrêa (27.º) devem levar Raafel Buzacarini (24.º) aos Jogos.







segunda-feira, 30 de maio de 2016

Grêmio vence Coritiba com facilidade e assume liderança do Campeonato Brasileiro


Fonte: Super Esportes
Informação: Agência Estado
Edição: Jorge Luiz da Silva
Imagens: Arquivo ASES e Google.com.br
Salvador, Bahia. (Da redação Itinerante do Esporte Comunitário)

Grêmio foi a 10 pontos e assumiu a ponta do Brasileirão
por ter melhor saldo de gols que o rival Inter


Sem grandes dificuldades, o Grêmio bateu o Coritiba por 2 a 0, neste domingo, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro após quatro rodadas. Everton e Luan fizeram os gols da partida, que marcou o retorno do atacante Kleber ao estádio tricolor.

Com o resultado deste domingo
, o Grêmio foi a 10 pontos e assumiu a ponta do Brasileirão por ter melhor saldo de gols que o arquirrival Internacional, que bateu o Santos na Vila Belmiro neste domingo. Já o Coritiba estacionou nos quatro pontos e acabou a quarta rodada na 14.ª posição.

As duas equipes voltam a campo no meio da semana pela quinta rodada do Brasileirão. Na quarta-feira, o Coritiba recebe a Chapecoense, às 21 horas, em Curitiba. No dia seguinte, no mesmo horário, o Grêmio viaja a São Paulo para encarar o Palmeiras no estádio do Pacaembu.


Imagem: Reproduçao TV


O JOGO
No retorno à Arena Grêmio após ter sido afastado e deixar o clube tricolor pela porta dos fundos, Kleber tomou cartão amarelo aos 12 minutos de jogo por segurar um adversário. Foi o terceiro do atacante do Coritiba, que está suspenso do próximo jogo no Brasileirão.

Melhor em campo,
o Grêmio assustou o Coritiba aos 30 minutos, em chute perigoso de Everton. Dez minutos depois, o torcedor tricolor conseguiu soltar o grito de gol. Marcelo Hermes cruzou na marca do pênalti e Everton se antecipou para mandar para as redes.

Pouco antes do intervalo, o Coritiba viu o capitão Alan Santos cair com dores na coxa e precisou queimar a primeira substituição. Para o lugar do meio-campista, o técnico Gilson Kleina optou pela entrada de Thiago Lopes.


Imagem: Reproduçao TV 


Na segunda etapa, o time visitante tentou ameaçar no início. Aos cinco minutos, Gonzalez chutou forte e o goleiro Marcelo Grohe fez a defesa. Pouco depois, Gilson Kleina resolveu abrir o jogo e tirou César González para a entrada de Negueba.

Entretanto, a modificação facilitou
a vida do Grêmio, que logo chegou ao segundo gol. Aos 22 minutos, Juninho parou bela jogada de Everton com falta na grande área e a arbitragem assinalou o pênalti. Na cobrança, Luan deslocou o goleiro Wilson e mandou no canto esquerdo.

O Coritiba ainda tentou descontar antes do término da partida, mas não teve sorte. Aos 26 minutos, Juan pegou de fora da área e mandou por cima. Já aos 33, João Paulo cobrou falta com muito perigo, mas a bola explodiu no travessão e saiu pela linha de fundo.

Imagem: Reproduçao TV 



GRÊMIO 2 x 0 CORITIBA

GOLS - Everton, aos 40 minutos do primeiro tempo;
Luan, aos 22 minutos do segundo tempo.

LOCAL - Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS).

PÚBLICO:
12.415 pagantes.

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel, Bressan e Marcelo Hermes; Walace, Maicon (Edinho), Douglas (Lincoln) e Giuliano; Luan e Everton (Pedro Rocha). Técnico: Roger Machado.


CORITIBA
Wilson; Ceará (Dodô), Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Alan Santos (Thiago Lopes), Juan e César González (Negueba); Leandro e Kleber. Técnico: Gilson Kleina.

ÁRBITRO CENTRAL:
Sandro Meira Ricci (Fifa/SC).

CARTÕES AMARELOS:
Rafael Marques e Kleber (Coritiba).


RESULTADOS DOS JOGOS
Imagem: Futebol Interior



 São Paulo aplica gude preso no Palmeiras



Cotinthians faz a festa diante do Sport 




CLASSIFICAÇÃO
Imagem: tabeladobrasileirao.net


PRINCIPAIS ARTILHEIROS

Imagem: Futebol Interior







domingo, 29 de maio de 2016

Série B: Vasco vence o Bahia em jogo eletrizante



Fonte: Site oficial da CBF
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Imagens: Google.com.br (Arquivo ASES)
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)






Com quatro jogos à tarde, a Série B chegou com tudo neste sábado (28).

O grande destaque foi o confronto eletrizante entre Vasco e Bahia, que terminou com vitória cruz-maltina por 4 a 3.

Avaí e Atlético-GO foram outros mandantes que também levaram a melhor.

O Leão catarinense fez 4 a 2 no Ceará e o Dragão 2 a 1 no rival Vila Nova.

O Joinville, por sua vez, recebeu o Londrina e ficou no empate em 1 a 1. 



Foto: Paulo Fernandes/Vasco



Em partida iniciada às 16h30 (de Brasília), em São Januário, o Vasco entrou em campo num ritmo avassalador e abriu o placar logo aos 17 minutos, com Thalles.

Aos 39, Luan aproveitou a sobra na área após cobrança de escanteio e ampliou.

Na etapa final, a pressão vascaína continuou, mas foi o Bahia que balançou a rede primeiro, com Luisinho após contra-ataque rápido puxado por Renato Cajá, aos quatro minutos. Quinze minutos depois, o Tricolor de Aço conseguiu o empate. Danilo Pires aproveitou cruzamento de Tinga e marcou de cabeça.

Foi aí que a estrela de Nenê começou a brilhar.
Dois minutos após o segundo gol dos baianos, o camisa 10 do Gigante da Colina recebeu na frente e, com muita categoria, bateu no cantinho: golaço. Onze minutos mais tarde, o meia bateu falta com perfeição e fez o segundo dele, quarto do Almirante. Aos 41, ele ainda teve oportunidade de balançar a rede mais uma vez, mas cobrou pênalti para fora.

Três minutos depois, um susto: Bruno Gallo marcou contra.

No entanto, o clube carioca segurou bem o resultado e conquistou a vitória, por 4 a 3, que o manteve na liderança. 



Bahia perdeu o primeiro jogo na Série B (Foto: Sofia Miranda)

Imagens: Globo Esporte




Outro mandante que fez bonito foi o Avaí. Na Ressacada, William abriu o placar aos 29, marcou mais um quatro minutos depois, em cobrança de pênalti, e viu Jajá fazer o terceiro, em bela cobrança de falta, aos 36.

Na volta para o segundo tempo, mais do mesmo. Ainda aos três minutos, William recebeu de Tatá e fez o terceiro dele, quarto do Leão. O Vozão, por sua vez, ainda fez dois gols, aos 22, com Bill, e aos 26, com Felipe, mas a reação parou por aí.

Os catarinenses subiram para o terceiro lugar com o resultado, enquanto os cearenses foram para a 13ª colocação. 



Foto: Paulo Fernandes/Vasco




Atlético-GO e Vila Nova fizeram um jogo equilibrado e sem muitas chances de gols no Serra Dourada. Foi o Tigre quem saiu na frente, com gol de Fabinho, aos 14 minutos.

O Dragão, por sua vez, chegou ao empate aos 36 minutos, com belo gol de Júnior Viçosa. A etapa final voltou ainda mais disputada, mas as equipes se arriscaram menos. Aos 33, Luís Soares recebeu bom cruzamento e bateu por cima do gol.

Quando o confronto se encaminhava para a igualdade, já aos 46, Luís Soares puxou ótimo contra-ataque e serviu Pedro Bambu.

O meia dominou e bateu com categoria, dando a vitória ao Rubro-Negro.

Com o resultado, o Atlético se manteve na segunda colocação, com 12 pontos e 100% de aproveitamento. Já o Vila caiu para o 16º lugar. 




Imagem: tabeladobrasileirao.net



Na Arena Joinville, o time da casa não conseguiu se impor para vencer a primeira na competição. O JEC até começou melhor e abriu o placar aos 36 minutos, com Juninho em lance de contra-ataque muito rápido.

O problema dos catarinenses foi que pouco tempo depois, aos 44, o Londrina chegou ao empate. No cruzamento de Jô, Keirrison subiu bem e deixou tudo igual. 

Na etapa final, o Tubarão chegou bem aos 14 minutos, com Diogo Roque, mas Oliveira fez bela defesa. Aos 26, o time da casa respondeu. Paulinho Dias mandou uma bomba de fora da área e obrigou Marcelo Rangel a voar para evitar o gol.

Mais para o fim, Rafael Gava teve duas grandes oportunidades de conquistar a vitória para os paranaenses, mas bateu por cima, aos 44, e parou em Oliveira, no minuto seguinte.

Com o resultado de 1 a 1, o Londrina caiu para o 11º lugar e o Joinville se manteve na 17ª colocação.




PRINCIPAIS ARTILHEIROS

Imagens: Futebol Interior











sexta-feira, 27 de maio de 2016

Suspensa por doping, Sharapova será convocada pela Rússia para a Olimpíada do Rio


Fonte: Super Esportes.com.br
Informação: Agência Estado (AFP)
Imagens: Google e Arquivo ASES
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)


Maria Sharapova será convocada pela Rússia.
Informação foi confirmada nesta quinta pela Federação Russa de Tênis



Suspensa por doping depois de testar positivo para Meldonium durante a disputa do Aberto da Austrália, a tenista Maria Sharapova será convocada pela Rússia para os Jogos Olímpicos do Rio. A informação já circulava na quarta-feira e foi confirmada nesta quinta pelo presidente da Federação Russa de Tênis (RTF, na sigla em inglês).

"Ela será incluída na equipe. Se ela estiver inelegível para participar dos Jogos, ela vai ser substituída pela próxima tenista classificada pelo ranking", explicou Shamil Tarpishchev em entrevista à agência de notícias estatal russa, a TASS. Ele também é membro do Comitê Olímpico Internacional.

 Sharapova ainda é a 23.ª do mundo


O ranking mundial da semana subsequente a Roland Garros, publicado no próximo dia 6 de junho, é que definirá as tenistas que têm vaga no Rio-2016. Sharapova ainda é a 23.ª do mundo e fatalmente ficará entre as 56 primeiras colocadas, com direito a um lugar na chave olímpica de simples.

Cada país pode levar quatro tenistas à chave. A Rússia atualmente tem Svetlana Kuznetsova em 15.º, Anastasia Pavlyuchenkova em 27.º e Ekaterina Makarova em 29.º lugar. Daria Kasatkina (32.º), Elena Vesnina (49.ª) e Margarita Gasparyan (55.º) são as próximas da lista, todas dentro da zona de classificação.

Ela tomou o remédio por muitos anos



A Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) ainda não estipulou uma data para o julgamento de Sharapova. A Agência Mundial Antidoping (Wada) já admitiu a anistia de atletas flagrados por Meldonium até 1.º de março com baixa concentração da substância no sangue, num indício de que o medicamento foi consumido antes de ser proibido em 1.º de janeiro. Sharapova, entretanto, não se encaixaria nessa exceção.

"O caso dela é mais complicado. A concentração no seu sangue estava acima do estabelecido. Ela tomou o remédio por muitos anos a partir de prescrição médica", disse o ministro de Esporte da Rússia, Vitaly Mutko, no mês passado.



quinta-feira, 26 de maio de 2016

Hernane Brocador marca, Bahia vence e entra no G4 da Série B



Fonte: Site oficial da CBF
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Imagens: Google.com.br (Arquivo ASES)
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)

  

Foto original: Site oficial do Bahia. Arte: Jorge Luiz da Silva


Bahia e Joinville fizeram o jogo que completou a terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (25), na Fonte Nova.

O Tricolor de Aço contou com a estrela do atacante Hernane, que voltou ao time após ficar duas semanas afastado por lesão, para conquistar a vitória por 1 a 0. Com o resultado, o os baianos assumiram a quarta colocação e entraram no G4 da competição.

O Bahia vinha de 0 a 0 com o Paraná onde desperdiçou muitas chances de gol. Por isso, todas as expectativas para esta noite estavam em Hernane. E o atacante não decepcionou. O gol, no entanto, demorou um pouco a sair. Antes dele, ainda no primeiro tempo, o Tricolor de Aço viu o Joinville quase abrir o placar, com boa cabeçada de Naldo, aos 11. Dois minutos depois, a resposta. Zé Roberto bateu com força e obrigou Agenor a fazer grande defesa.




 Foto: Site oficial do Bahia.

No minuto seguinte, foi a vez do Brocador botar o goleiro adversário para trabalhar, com um leve desvio. Aos 33, João Paulo fez boa jogada e cruzou para a área. Danilo Pires subiu bem e acertou a trave dos catarinenses. Na etapa final, Hernane tirou o grito de gol da garganta do torcedor baiano. Aos nove minutos, o Brocador finalizou para defesa de Agenor, o rebote parou novamente no goleiro, mas em um terceiro chute, Hernane encheu o pé e conseguiu balançar a rede em um gol marcado pela persistência. Após largar na frente, o Bahia passou a administrar a vantagem e o JEC não conseguiu furar o bloqueio.

Se o Bahia ficou na boa com o resultado, entrando no G4, o Joinville segue na 17ª colocação da Série B do Campeonato Brasileiro. Na próxima rodada, o Tricolor de Aço enfrenta o Vasco, no sábado (28), em São Januário. O JEC recebe o Londrina, no mesmo dia, na Arena Joinville.





  Foto: Site oficial do Bahia.




Bahia-BA
Marcelo Lomba; Tinga, Lucas Fonseca (Éder), Jackson e João Paulo; Feijão, Danilo Pires, Juninho (Gustavo Blanco) e Luisinho;
Zé Roberto (Henrique) e Hernane Brocador. Técnico: Doriva.



Joinville-SC
Agenor; Éverton Silva, Naldo, Victor Oliveira e Diego;
Diones (Adriano), Paulinho Dias, Cléo Silva e Pereira (Kadu);
Fernando Viana e Murilo (Mateus Silva). Técnico: Hemerson Maria.




  Foto: Site oficial do Bahia.

Confira o resumo da competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol, após a realização da 3ª rodada.





RESULTADOS

Imagem: Futebol Interior

CLASSIFICAÇÃO


 Imagem: tabeladobrasileirao.net


ARTILHEIROS:


Imagem: Futebol Interior

Série B 2016:
RESUMO DO REGULAMENTO

Assim como em 2015, os 20 clubes jogam entre si, em turno e returno, completando 38 rodadas.

Ao final, os quatro primeiros colocados garantem acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, bem como os quatro últimos colocados serão rebaixados para a Série C.

O campeão será o clube que terminar na primeira colocação.

São oito novos participantes em relação ao ano passado. Vasco, Avaí, Figueirense e Goiás foram rebaixados, enquanto Vila Nova, Brasil de Pelotas, Tupi e Londrina subiram da Série C.


Critérios de desempate:

1º número de vitórias
2ª saldo de gols
3º gols pró
4º confronto direto
5º menor número de cartões vermelhos recebidos
6º menor número de cartões amarelos recebidos
7º sorteio.



 Arte: Jorge Luiz da Silva