quinta-feira, 18 de junho de 2015

Brasil vence a Costa Rica e se classifica com 100% no Grupo E


Fonte: Site oficial da CBF
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação Itinerante do Esporte Comunitário)

Brasil x Costa Rica na Copa do Mundo de Futebol Feminino. Foto: Getty Images

A Seleção Brasileira Feminina entrou em campo no Estádio de Moncton, nesta quarta-feira, já classificada para as oitavas de final e com o primeiro lugar do Grupo E garantido.

Apesar do cenário positivo para as brasileiras, o confronto contra a Costa Rica era importante para a adversária e para a definição dos melhores terceiros lugares gerais.

O Brasil encarou com a seriedade de sempre e venceu por 1 a 0, gol de Raquel Fernandes. No domingo, às 14h, a Seleção Feminina volta ao mesmo estádio para enfrentar a Austrália, nas oitavas de final da Copa do Mundo.

O técnico Vadão escalou cinco titulares – Luciana, Mônica, Rafaelle, Tamires e Andressa – e seis reservas – Gabriela, Darlene, Rosana, Maurine, Raquel e Poliana – para aproveitar o tempo para a recuperação das demais jogadoras. Ainda assim, o Brasil foi superior. Apenas no primeiro tempo, foram nove chutes a gol e cinco escanteios.

Gabriela marcou o primeiro gol, anulado por impedimento. Depois de toque rápido entre Maurine, Gabriela, Darlene e de volta à Gabriela, a jogadora bateu no alto e balançou as redes.

Apesar de o Brasil estar melhor na partida, as costarriquenhas tiveram uma chance clara de gol, defendida por Luciana. A Seleção Brasileira sufocou a área adversária, deu trabalho para as zagueiras e goleiras, mas não conseguiu abrir o placar.

Darlene, depois de bela jogada individual e boa chance, teve mais uma oportunidade de cabeça, com o cruzamento recebido de Poliana, mas a bola teimava em não entrar. O primeiro tempo terminou 0 a 0.

Beatriz entrou no início da segunda etapa, no lugar de Darlene. Em seu primeiro lance, recebeu o passe de Raquel e ficou de frente com a goleira Diaz, que fez uma bela defesa.

O segundo tempo foi mais emocionante. Brasil e Costa Rica chegaram mais vezes às áreas adversárias com chances claras de gol.

Aos 33, em uma das várias defesas da goleira Diaz, Raquel Fernandes chutou com força, já dentro da área, mas a costarriquenha saltou na bola e evitou o gol.

Três minutos depois, o bloqueio foi superado. Andressa lançou com perfeição para Raquel Fernandes, que mandou no canto, sem chances para Diaz: 1 a 0 e 100% na primeira fase.

A Seleção Brasileira retorna ao Estádio de Moncton no domingo, 21 de junho. O desafio da vez é a Austrália, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Canadá.






BRASIL 1x0 Costa Rica

BRASIL: Luciana, Poliana, Mônica (Géssica), Rafaelle e Tamires; Raquel, Andressa, Maurine e Rosana; Gabriela (Rafaela) e Darlene (Beatriz).

COSTA RICA: Diaz, Saenz, Sanchez, Herrera, Cruz (c), Cedeno, Rodriguez, Barrantes (Villalobos), Granados (Venegas), Alvarado e Acosta.