terça-feira, 29 de novembro de 2016

Confira quem deve sair e quem deve ficar no Bahia para a próxima temporada


Fonte: IBahia.com
Imagens: Arquivo ASES e Google.com.br
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Serrinha, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)

Com acesso à Série A garantido, chegou o momento das especulações entrarem em cena

O ano acabou de forma positiva para o Bahia.

Apesar de não ter conquistado o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste, o principal objetivo do clube foi alcançado e o Tricolor voltou à Série A. Agora é a hora em que as especulações entram em cena. Mas mesmo sem nada 100% definido, já dá para ter uma noção de quem pode sair ou ficar no elenco.

Entre os jogadores que terminam o contrato em dezembro deste ano, estão o goleiro Muriel, os laterais Eduardo e Moisés, o volante Luiz Antônio, o zagueiro Tiago e os atacantes Victor Rangel e Edigar Junior. 
Todos foram titulares nessa reta final do Brasileiro.

Já titulares como Hernane, Jackson e Juninho têm contratos mais longos, além de Renato Cajá e Régis.

 Foto: Divulgação / E.C Bahia


Confira as listas:

CONTRATOS ATÉ 2016:

Allano - Atacante
Anderson – Goleiro
Edigar Junio – Atacante
Eduardo – Lateral
Gustavo - Zagueiro
Moisés - Lateral
João Paulo – Lateral
Luiz Antonio – Volante
Misael – Atacante
Muriel – Goleiro
Renê Junior – Volante
Thiago Ribeiro – Atacante
Tiago – Zagueiro
Victor Rangel - Atacante
Wesley Natã - Atacante


CONTRATOS ATÉ 2017 OU MAIS

Dedé - Zagueiro
Eder - Zagueiro
Feijão – Volante
Gustavo Blanco – Volante
Hayner – Lateral
Hernane - Atacante
Jacó – Atacante
Jackson – Zagueiro
Jeam – Atacante
Jean – Goleiro
Juninho – Volante
Mário – Atacante
Régis – Meia
Renato Cajá – Meia
Tinga – Lateral
Yuri – Volante

  



segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Nigeriano se compara a McGregor e desafia Demian, que rebate: 'Entre no top 10 primeiro'


Fonte: Superesportes
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Serrinha, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)

UFC EM SÃO PAULO
Kamaru Usman mostra estilo falastrão após vitória sobre Warlley Alves...

Falastrão, Usman provoca Demian e promete vitória no primeiro round; brasileiro tem outros planos

Revelação dos meio-médios, Kamaru Usman frustrou a torcida brasileira no UFC em São Paulo, no fim de semana passado, e venceu Warlley Alves de forma dominante, em duelo entre campeões do TUF. Depois do triunfo por decisão unânime, o ‘Pesadelo Nigeriano’, especialista no wrestling, demonstrou o estilo falastrão, se comparou ao astro Conor McGregor e desafiou Demian Maia, dono do mais temido jiu-jítsu da categoria. 

“Isso é luta. Não é como um jogador universitário desafiando um jogador da NFL. Demian Maia esteve no topo por muito tempo, mas o meu estilo venceria o dele. Eu sei disso porque estudo o estilo dele. As pessoas olham para mim e dizem que eu fiz poucas lutas no UFC. Mas Conor McGregor também tinha poucas lutas no UFC quando disse que seria campeão. Ninguém aqui treina comigo e sabe do que eu sou capaz, como meus técnicos e meus parceiros sabem. Eu repito: coloquem Demian Maia na minha frente, que eu vou acabar com ele no primeiro round”, disparou o nigeriano, que emplacou a quarta vitória consecutiva no UFC, em entrevista coletiva depois do evento. 

À espera anúncio da revanche entre Tyron Woodley e Stephen Thompson valendo o cinturão, Demian Maia, no entanto, tem outros planos no momento. Com seis vitórias seguidas e na segunda posição do ranking da categoria, o paulista ressaltou a expectativa pelo title shot e esnobou Kamaru Usman. 
“Já desconfiei que ele faria isso. Ele está no Brasil, na minha terra, mas primeiro ele tem que entrar no top 10. Ele não está nem no top 15 da divisão ainda. Depois disso, a gente conversa. Eu quero primeiro ver se eles vão marcar mesmo essa revanche, pois as coisas mudam o tempo todo no UFC”, declarou Demian, em entrevista ao Sportv.




Estou contando com o seu voto.
Grato!

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Baiaco – O maior vencedor da Fonte Nova


Fonte: cacellain.com.br
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)

História do Futebol

Edvaldo dos Santos, nascido em São Francisco do Conde/Bahia, no dia 07/07/1949, é conhecido no mundo do futebol como Baiaco. De origem humilde veio fazer um teste no Esporte Clube Bahia no ano de 1967 ao lado do amigo Caetano, ao qual vinha bastante recomendado por se tratar de ser a estrela da Seleção da Cidade de São Francisco do Conde.

Bem ao que se sabe Caetano não emplacou, mas Baiaco de jeito simples e calado chamou a atenção dos dirigentes pela forte marcação e fôlego de gato, terminou ficando ali nascia uma união de 13 longos anos e muitos títulos. Em pouco tempo ele estava lá envergando o manto azul, vermelho e branco e logo caiu no gosto da torcida pelo seu futebol aguerrido, vibrante e incansável.


Baiaco não era nenhum craque, seus passes não eram lá muitos bons, sua técnica limitada mais a raça encarnada superava tudo, marcou e anulou grandes craques do futebol brasileiro como: Ademir da Guia, Tostão, Rivelino, Gerson, Dirceu Lopes e até o Rei Pelé sofria diante aquele carrapato, em 1988 em uma entrevista Pelé disse que Baiaco e o italiano Trapattoni foram os seus melhores marcadores ao do também ex-tricolor campeão brasileiro em 1959, Vicente Arenari que depois veio a jogar pelo Palmeiras. Chegou a ser lembrado para a Seleção para a Copa de 1974, recebeu propostas do Cruzeiro, Vasco da Gama, Botafogo/RJ que levou Perivaldo em 1976. O Flamengo também tentou e terminou levando Dendê e Merica, Baiaco tinha uma relação de amor eterno com o Bahia e ele nunca saiu, pouco sofria contusões apesar de lutar em campo como se luta por um prato de comida, nesses 13 anos defendendo o Bahia fez pouco mais de 13 gols o mais importante deles na virada sobre o Leônico que deu o hexacampeonato ao tricolor de aço.

O nosso grande Edvaldo dos Santos também se notabilizou por ser também o grande campeão da Fonte Nova, palco maior de suas grandes atuações, ninguém foi tantas vezes campeão no Estádio Otávio Mangabeira, campeão baiano em 1967, 1970, 1971, 1973, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978 e 1979, e do Torneio Inicio de 1979, apenas em 1970 o campeonato foi jogado no Campo da Graça devido a ampliação da Fonte Nova.

Baiaco marcando Zico 


Ao lado de Douglas, foi o único atleta a participar de toda a campanha da conquista do inédito Heptacampeonato Estadual (1973 – 1979). Também foi campeão do Torneio Luiz Viana Filho na Reinauguração da Fonte Nova em 1971.

Recentemente em uma pesquisa Baiaco foi eleito como o maior volante de todos os tempos do Bahia, eu que vi além dele, vi Paulo Martins, Paulo Rodrigues, Helinho e Lima que tinha um estilo parecido com o de Baiaco, votei nele e em Douglas e Bobô, em outra pesquisa feita pela revista Placar em 1982, Baiaco aparece com expressa votação de torcedores e jornalista esportivos.

Baiaco

Dizem muitas coisas feitas de forma errada e abusiva até pelas direções do Bahia, na hora da renovação de contrato de Baiaco, ele não ganhou dinheiro com o futebol, jogou mais pelo amor ao esporte e ao Bahia, dizem que Sapatão e Douglas passaram ajuda-lo nas renovações não se sabem ao certo se é verídico. Defendeu o Bahia até o ano de 1980 quando deixou o clube aos 34 anos de idade e um ano depois encerrou a carreira defendendo o Leônico.

 Time do Bahia: com Baiaco o n° 6 em pé da esquerda p/ direita, o seu lado Mérica o 5/ na foto), Fonte Nova década de 1970. Foto reproduzida do Jornal A Tarde.

Fontes: Textos Galdino Silva

Fotos : Fotoblog do BahÊÊÊÁ

Pesquisa: Livro Esporte Clube da Felicidade de Nestor M. Jr.