sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

BRASILEIRÃO FEMININO: Na abertura, mandantes estreiam com vitória




Fonte: Site Oficial da CBF
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA. (Da Redação Itinerante do Esporte Comunitário)

BRENDA E TAIANA MARCARAM OS GOLS DA PARTIDA E GARANTIRAM A VITÓRIA PARA O CLUBE DA CIDADE DE SÃO FRANCISCO DO CONDE
Créditos: Valter Pontes / ALLSPORTS

O Brasileiro Feminino 2016 começou e dez clubes entraram em campo para colocar em prática o que treinaram desde o término da última edição, que coroou o Rio Preto campeão. A bola rolou pela primeira vez na última quarta-feira (20), às 16h30, e coube a Flamengo e Vitória-PE o protagonismo da partida de abertura. Ao longo do dia, Caucaia x Vitória-BA, Foz Cataratas x São José, São Francisco x Duque de Caxias e Santos x Portuguesa sequenciaram a rodada, que será complementada nesta quinta-feira (21), com mais três jogos.


O FOZ CATARATAS NÃO SE INTIMIDOU COM O ATUAL VICE-CAMPEÃO E VENCEU POR 3X0
Créditos: Christian Rizzi / ALLSPORTS

MANDANTES COM O PÉ DIREITO

A ansiedade e o nervosismo da pré-estreia não atingiram os mandantes, que contaram com o apoio da torcida, e os cinco clubes, Flamengo, Caucaia, Foz Cataratas, São Francisco e Santos, começaram o campeonato com o pé direito, somando três pontos na primeira rodada. Com placares de 1x0, até goleada de 5x0, somente uma partida teve gol do clube visitante e foi justamente o primeiro tento marcado no campeonato: Giovanna Crivelari, camisa 10 do Vitória-PE, aos 10 minutos do primeiro tempo colocou o clube pernambucano na frente do Rubro Negro carioca.

O CAUCAIA VEM MELHORANDO NAS ESTREIAS DO BRASILEIRO FEMININO: EM 2013, DERROTA POR 1X0, NO ANO SEGUINTE, EMPATE SEM GOLS, EM 2015, GOLEADA POR 4X0 E NESSA EDIÇÃO, 5X0 Créditos: Jarbas Oliveira / ALLSPORTS

VIRANDO O JOGO

A alegria do Vitória-PE durou 11 minutos, tempo necessário para Gabrielly, artilheira do Flamengo na última edição do Brasileiro Feminino, empatar a partida. Pamela e Barbara, na sequência, viraram o jogo para o Rubro Negro. Em 2015, o primeiro jogo do campeonato também teve o Flamengo em campo, e o clube carioca venceu o Kindermann-SC, fora de casa, por 2x0.

PLACAR FINAL: 3X1 PARA O RUBRO NEGRO CARIOCA SOBRE O VITÓRIA-PE
Créditos: Marcos de Paula / ALLSPORTS

GOLEADA EM CAMPO

O maior placar do campeonato já tem dono: 5x0 do Caucaia sobre o Vitória, com destaque para Vanusa, camisa 10, que anotou dois gols, e Fafa, Jessica e Rhayanna também deixaram o delas na estreia do clube cearense. Curiosamente, a goleada por 5x0 não é incomum na primeira rodada do Brasileiro Feminino: em todas as edições, pelo menos uma partida na rodada de abertura encerrou com esse placar.

2013 - São Francisco 5x0 Mixto-MT e Tiradentes-PI 11x1 Viana-MA
2014 - Iranduba-AM 0x5 Pinheirense-PA e Adeco-SP 5x0 Avaí-SC
2015 - Foz Cataratas-PR 0x5 São José-SP e Portuguesa-SP 6x1 Duque de Caxias-RJ

O CAUCAIA RECEBEU O VITÓRIA-BA NO CAMPO DO UNICLINIC E MARCOU CINCO GOLS, O MAIOR PLACAR DA RODADA 1, ATÉ ENTÃO
Créditos: Jarbas Oliveira / ALLSPORTS

TRÊS MINUTOS DECISIVOS

Três minutos. Três mil e seiscentos segundos. Esse foi o tempo que Luana, camisa 9 do Foz Cataratas, precisou para praticamente decidir a partida. Aos 41 do primeiro tempo, a jogadora marcou o primeiro gol do Foz no campeonato e aos 44, o segundo. Camila Grun fez 3x0 no segundo tempo e pegou o São José, atual vice-campeão, de surpresa, na luta pelo único título que ainda não conquistou.


O SÃO FRANCISCO ENFRENTOU O DUQUE DE CAXIAS NO ESTÁDIO JUNQUEIRA AYRES E TAMBÉM SAIU DA PARTIDA COM MOTIVOS PARA COMEMORAR: PLACAR FINAL 2X0
Créditos: Valter Pontes / ALLSPORTS

SUPERANDO O PASSADO

Na última edição, o São Francisco também jogou a primeira partida em casa, mas o desfecho foi outro. Em 2015, o clube baiano foi derrotado na estreia, por 4x1, depois de abrir o placar aos 2 minutos do primeiro tempo. Nesse ano, contra o Duque de Caxias, o São Francisco encontrou dois gols com Brenda e Taiana e levou os três pontos.

FARO DE GOL

Artilheira do Santos em 2015, Ketlen abriu a contagem da temporada na primeira partida e deu a vitória às Meninas da Vila. Aos 41 minutos do primeiro tempo, Dai, camisa 33, fez cruzamento para a área e Ketlen, camisa 7, dominou com a direita e finalizou com a canhota para o fundo das redes.

EM DUELO DE CLUBES PAULISTAS, O SANTOS LEVOU A MELHOR SOBRE A PORTUGUESA
Créditos: Marcelo Pereira / ALLSPORTS

RESULTADOS DA PRIMEIRA RODADA