quarta-feira, 12 de agosto de 2015

FBF e clubes definem fórmula e últimos detalhes do Baianão Infantil e Juvenil


Texto: Yuri Barreto
Fonte: Site oficial da FBF
Imagens: Divulgação
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, Bahia (da redação itinerante do Esporte Comunitário).



Chegou a hora das promessas do futebol baiano se apresentarem.
A partir do dia 29 de agosto, os torcedores do estado conhecerão os futuros craques dos seus clubes.
Vai rolar a bola em mais uma edição do Baianão Infantil e Juvenil. A edição 2015 promete muitas revelações dentro de campo e muitas emoções para quem fora dele acompanhar.

Antes do pontapé inicial, os envolvidos nesse campeonato, que tem seu papel social com a inclusão de crianças e adolescentes no esporte para mantê-los longe dos caminhos da violência e das drogas, se reuniram para o Conselho Técnico da competição.
O arbitral foi realizado na manhã desta quarta-feira (12), na biblioteca da Federação Bahiana de Futebol.

No local, a diretoria da entidade e os clubes definiram a fórmula de disputa, formação dos grupos e demais detalhes do regulamento dos campeonatos. Participarão do certame, em ambas as categorias, o Bahia, Vitória, Astro, Atlético de Alagoinhas, Catuense, São Francisco, Ypiranga, ABB, Leônico, Redenção, Salvador e o estreante Jacobina, que pela primeira vez disputará torneio oficial das categorias.




Após votação entre os participantes, por sete votos a cinco foi escolhida a fórmula apresentada pela FBF. Na primeira fase, de classificação, as 12 equipes ficarão divididas em dois grupos de seis (confira a formação dos grupos ao final da matéria), onde se enfrentarão dentro de cada chave, em sistema de jogos de ida e volta.

Avançarão para as quartas de final as quatro primeiras colocadas de cada grupo. Para a segunda fase, as quartas de final, as oito classificadas serão divididas em quatro grupos de duas. os confrontos serão entre 1º do GR 01 x 4º do GR 02, 2º do GR 01 x 3º do GR 02, 1º do GR 02 x 4º do GR 01 e 2º do GR 02 x 3º do GR 01.

Os vencedores de cada duelo garantirão vagas na terceira fase. A semifinal terá o 1º do GR 03 x 1º do GR 05 e 1º do GR 04 x 1º do GR 06.

Os perdedores decidirão o 3º lugar. Já os vencedores farão a decisão da competição no dia 28 de novembro. A fórmula vale para as duas categorias, Sub-15 e Sub-17.




Será um total de 75 partidas, em cada categoria, totalizando 150 jogos. Nesta edição, a FBF, para facilitar a logística dos clubes, já que em dias de semana os garotos frequentam as escolas, diminuiu o número de jogos no meio de semana. Serão apenas duas quartas-feiras utilizadas. As demais 14 rodadas acontecerão aos sábados.

Ainda na reunião, ficou definido que cada clube terá até a próxima terça-feira (18) para definir seus mandos de campo. Já a data limite para a inscrição dos 18 jogadores (número mínimo) será 26 de agosto, 72 horas antes da primeira rodada.




O comando do Conselho técnico foi do vice-presidente da FBF, Ricardo Lima, e da diretora técnica, Taíse Galvão.

Já pelos clubes, estiveram presentes os presidentes da ABB, Carlito Santos; do Astro, Fernanda Ribeiro; Leônico, Jairo Veiga; o gerente de Divisões de Base do Bahia, Paulo Castro; o encarregado administrativo do Vitória, Aldair Lima; o coordenador de Divisões de Base do Ypiranga, Alan Reimão, o presidente do Redenção, Antônio Barbosa; o dirigente do Salvador FC, Newton Pinho; o presidente do São Francisco, Donato Conceição; o presidente da Catuense, Roberto Pena; o representante do Atlético de Alagoinhas, Genival Minervino e o presidente do Jacobina, Rafael Damasceno.

Também compareceu ao encontro o novo coordenador das Divisões de Base do Jacobina, Newton Mota, além de funcionários e profissionais de comissões técnicas das agremiações.




Confira abaixo os grupos da fase de classificação:


Grupo 1

Bahia*
Astro
Atlético
Catuense
São Francisco
Ypiranga


Grupo 2

Vitória*
ABB
Jacobina
Leônico
Redenção
Salvador


*OBS: As presenças de Bahia e Vitória nos grupos foram definidas através de sorteio, perante todos os participantes do Conselho Técnico. O sorteio da bolinha 02 representou o Tricolor no Grupo 01 e o Rubro-Negro no Grupo 02.



Nenhum comentário:

Postar um comentário