sexta-feira, 24 de julho de 2015

FBF cria equipe de coordenação para promover o futebol feminino na Bahia


Fonte: Site Oficial da FBF
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (Da Redação Itinerante do Esporte Comunitário)



A luta pelo fortalecimento e crescimento do futebol feminino sempre foi um dos pilares da gestão do presidente Ednaldo Rodrigues à frente da Federação Bahiana de Futebol (FBF). A entidade é uma das poucas no país que continua a batalha contra as dificuldades para realizar competições da categoria.

Nesta quarta-feira (22), a FBF deu mais um grande passo rumo ao desenvolvimento do futebol feminino da Bahia. A presidência da entidade, que já realiza o Baianão Feminino, instituiu uma equipe de coordenação para fomentar a modalidade no Interior do estado.

O grupo é formado por pessoas de grandes histórias e relevantes contribuições ao esporte. Tratam-se do fundador do Flamengo de Feira Futebol Clube, Edmilson Amorim (Michelino); o técnico e coordenador do São Francisco, Mário Augusto; e a ex-jogadora da Seleção Brasileira, Solange Bastos.

A equipe se reuniu com Rodrigues, o vice-presidente da entidade, Ricardo Lima, e a diretora técnica, Taíse Galvão. Na oportunidade, apresentaram ideias e discutiram mudanças na competição estadual.

A principal alteração diz respeito a uma proposta da FBF para a reformulação do campeonato a partir da edição de 2016. O desejo da entidade é fazer um torneio semelhante ao Intermunicipal, onde na primeira fase equipes de diversas cidades ficariam divididas em grupos regionalizados e jogariam entre si. As vencedoras de cada região avançariam para a fase final e disputariam o título.



Enquanto não implantam a modificação, o dirigentes criaram um projeto para ser aplicado já na edição de 2015. A equipe de coordenação fará caravanas por cidades do Interior, onde realizará peneiras com atletas das regiões.

As jogadoras que se destacarem e forem aprovadas nos testes serão selecionadas pela coordenação e, após um sorteio, serão distribuídas entre os clubes participantes do Baianão, para que cada equipe se reforce e proporcione ao torcedor um campeonato mais equilibrado tecnicamente e assim mais atrativo.

Após a reunião, os membros da coordenação comemoraram o avanço. "Estamos dando um grande passo. É uma oportunidade de divulgação do futebol feminino da Bahia, que existe há muito tempo e não tenho o reconhecimento que merece fora daqui", disse Mário Augusto, um dos responsáveis pelo sucesso do São Francisco, que já chegou a liderar o ranking do futebol feminino da CBF.

Solange, que iniciou a carreira no Flamengo de Feira, passou por diversos clubes e chegou a defender a Seleção em Mundiais e Olimpíadas, destacou a importância do trabalho para atletas que ainda não receberam oportunidades. "Com esse trabalho, poderemos observas muitas jogadoras de qualidade que estão por aí lutando por um espaço e ainda não conseguiram. Com toda minha experiência no futebol, estou bastante empolgada para começar esse trabalho".

Já Michelino, o mais velho dos três, lembrou sua experiência em trabalho semelhante realizado desde o início doa anos 80. "Lá atrás, na década de 80, eu já fazia esse trabalho de viajar para buscar atletas de qualidade. Foi assim que em uma das muitas viagens pelo Interior que eu descobri a Sissi. Eu a revelei, junto com a Solange, no Flamengo de Feira. Depois, ela se tornou a melhor jogadora do Mundo", recordou.

Nos próximos dias, a FBF divulgará o roteiro da Equipe de Coordenação pela Bahia e os locais das peneiras para que as atletas interessadas possam participar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário