sábado, 14 de fevereiro de 2015

Time brasileiro que mais enfrentou argentinos na Libertadores, Cruzeiro volta a encarar 'hermanos'




Fonte e fotos: Super Esportes.com.br
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador-BA (Da redação Itinerante do Esporte Comunitário)


Gilmar Laignier /Superesportes
Arquivo/EM/D.APress - AFP PHOTO - Cruzeiro/Divulgação


Contra o Huracán, Raposa chegará a 30 jogos contra argentinos em Libertadores

Boca foi o clube que o Cruzeiro mais enfrentou; River, Vélez e Estudiantes são outros rivais constantes

Se o Huracán é um rival inédito para o Cruzeiro em Libertadores, o fato de enfrentar um clube argentino não é novidade para os celestes. O time estrelado é o brasileiro que mais vezes pegou equipes da Argentina na maior competição do continente.

Ao todo, foram 28 jogos, com 12 vitórias, cinco empates e 11 derrotas. O adversário que mais vezes cruzou o caminho do Cruzeiro foi o Boca Juniores, com sete confrontos. A Raposa venceu três, perdeu três e contabilizou ainda um empate. A igualdade ocorreu justamente no terceiro jogo da final de 1977. Depois de um 0 a 0 no tempo regulamentar, o Boca levou a melhor nos pênaltis, por 5 a 4, e conquistou o título.

Foi também sobre um argentino que o Cruzeiro conquistou seu primeiro título na Libertadores. O River Plate perdeu no Mineirão por 4 a 1 e venceu no Monumental de Nuñez por 2 a 1. O regulamento da época previa um terceiro jogo, mesmo com o saldo de gols a favor do Cruzeiro. Em Santiago, no Chile, o time de Raul, Nelinho, Piazza, Jairzinho e companhia venceu por 3 a 2.


Rival recente

Como toda rivalidade que se preze, algumas partidas contra argentinos povoam os piores pesadelos da torcida cruzeirense até hoje. A mais emblemática delas foi a da final de 2009, contra o Estudiantes, quando o Cruzeiro abriu 1 a 0 no segundo tempo e permitiu a virada adversária em pleno Mineirão.

Desde aquela edição, o Estudiantes acabou se tornando um rival da Raposa. Foi a equipe de La Plata que aplicou a maior goleada sofrida pelo Cruzeiro contra argentinos: 4 a 0, na primeira fase de 2009. Em contrapartida, foi o clube celeste que impôs a mais elástica derrota já sofrida pelo Estudiantes em sua história na Libertadores: 5 a 0, em 2011.

Ao todo, Cruzeiro e Estudiantes se enfrentaram em seis ocasiões na Libertadores, com três vitórias brasileiras, duas argentinas e um empate.


Bi sem argentinos pelo caminho

Mesmo sendo o clube brasileiro que mais enfrentou argentinos em Libertadores, um fato curioso marcou a campanha da equipe em 1997, ano do bicampeonato. Naquela ocasião, o Cruzeiro não teve nenhuma equipe argentina em seu caminho até o título. O River Plate foi eliminado pelo rival Racing nas oitavas de final. O Vélez Sarsfield caiu para o Sporting Cristal também nas oitavas.

O clube peruano eliminou também o Racing nas semifinais. Um fato curioso marcou essa partida. No dia do duelo de ida, vários jogadores argentinos declararam greve em apoio a atletas do Deportivo Español, que não tiveram contratos renovados e mesmo assim foram impedidos de se transferirem para outras equipes. A despeito disso, o Racing mandou a campo seu time principal na Libertadores, mas acabou surpreendido pelos peruanos.


Antes do Sporting Cristal, na decisão, o Cruzeiro eliminou o Colo Colo na semifinal, que havia tido a melhor campanha da fase de grupos, e o Grêmio, nas quartas de final.



Nenhum comentário:

Postar um comentário