terça-feira, 20 de janeiro de 2015

FBF confirma estádios e divulga tabela detalhada do Baianão



Fonte: Site Oficial da FBF
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva.
Salvador-BA. (Da redação itinerante do Esporte Comunitário)





Foram semanas de muito trabalho e empenho da Federação Bahiana de Futebol (FBF) junto a clubes e prefeituras municipais. Até o último final de semana, uma comitiva com diretores da entidade percorreu diversas cidades do estado e acompanhou de perto as vistorias técnica nos estádios candidatos a receberem jogos do Baianão 2015.

Nesta terça-feira (20), a pouco mais de dez dias para o início da competição, a FBF divulgou a relação dos estádios aprovados e a tabela detalhada do campeonato (Confira a tabela ao final da matéria) em ambas as categorias, Profissional e Sub-20.

O trabalho de vistorias, comandado pelo Coronel da Polícia Militar, Jorge Inácio Diniz definiu que os estádios Manoel Barradas, Arena Fonte Nova, Lomanto Júnior, Roberto Santos (Pituaçu), Mário Pessoa e Adauto Moraes estão aptos a receberem as partidas. Os demais, reprovados desta vez, terão uma última oportunidade de corrigirem os problemas detectados. O prazo final para finalizações dos serviços termina no dia 10 de fevereiro e a partir desta data nenhuma praça será liberada para sediar os duelos. Vale lembrar que mudanças de locais de jogos precisam ser feitas com, no mínimo, dez dias de antecedência ao dia da partida.

Tabela - Com o parecer final das vistorias, a entidade máxima do futebol baiano definiu locais de jogos que anteriormente apareciam na tabela com estádios "A Definir". Logo na primeira rodada, uma novidade.

O Estádio Alberto Oliveira, também conhecido como Joia da Princesa, em Feira de Santana terá rodada dupla logo na abertura do Baianão. No dia 1º de fevereiro, nos horários das 16h e 18h, jogarão no local Feirense x Serrano e Jacobina x Galícia. Já os duelos entre ambos os clubes pela categoria Sub-20 foram transferidos para a Vila Olímpica dos Amadores, às 13h30 e 15h30, respectivamente.

Outras rodadas duplas também serão realizadas no decorrer do estadual. Na 3ª rodada, no dia 22 de fevereiro, Catuense x Serrano e Jacuipense x Bahia serão realizados em sequência, às 16h e 18h no Estádio Roberto Santos (Pituaçu), em Salvador. Já os duelos de ambos pelo Campeonato Sub-20 acontecerão, também em sequências, mas às 13h30 e 15h30, no CT Manoel Pontes Tanajura, a Toca do Leão.


Já na 5ª rodada, no dia 1º de março, novamente em Pituaçu, Catuense x Juazeirense e Jacuipense x Galícia farão mais uma rodada dupla, às 16h e 18h, enquanto suas equipes Sub-20 se enfrentarão na Toca do Leão às 13h30 e 15h30. Vale ressaltar que, se não houver troca de estádios até o dia 10 de fevereiro, Galícia, Jacuipense e Catuense mandarão todos os seus jogos na praça esportiva da Capital baiana.

Além de Pituaçu e do Joia da Princesa, outro estádio que será mando de campo de mais de um clube é o Lomanto Junior, em Vitória da Conquista. Além do Vitória da Conquista, o local será palco de partidas do Serrano pelo menos nas primeiras rodadas do certame. O Rubro-Verde aguarda a liberação do estádio de Porto Seguro, que ainda não teve seus laudos técnicos aprovados e também tem até o dia 10 de fevereiro para fazer os ajustes necessários.

É importante salientar, também, que a programação de rodadas duplas não prejudicará os gramados dos estádios, já que os mesmos receberiam duas partidas no mesmo dia com os jogos do Baianão Sub-20. Por isso, para manter a realização de apenas duas partidas num mesmo local, os estádios de rodadas duplas do Profissional não receberam jogos da categoria de base, transferidos para outras praças.


Quartas de final - Por fim, a FBF também anunciou uma mudança na tabela para as quartas de final. Na rodada de ida, anteriormente programada para acontecer integralmente no dia 15 de março, uma partida será antecipada para o dia 11, uma quarta-feira, às 22h. A mudança foi uma solicitação da Rede Globo, que detém o direito de transmissão do Baianão e transmitirá o confronto ao vivo, através da TV Bahia.

Todos os esforços desprendidos pela FBF na questão dos estádios tiveram como finalidade a preservação do futebol de qualidade, além da segurança dos atletas, torcedores e todos aqueles envolvidos nas partidas. Tudo para que o Baianão honre seu status de maior campeonato estadual do Norte/Nordeste e um dos maiores do país.

Agora, resta aos apaixonados e seguidores
do futebol baiano aguardar a bola rolar na mais importante competição profissional da Bahia.

O sentimento de saudade chegará ao fim no dia 1º de fevereiro, no apito inicial dos árbitros nos estádios espelhados pelo estado.


Confira as tabelas detalhadas do Baianão 2015:








Nenhum comentário:

Postar um comentário