segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

CR7 é melhor do mundo pela 3ª vez e iguala Ronaldo e Zidane



Fonte: Esportes.Terra.com.br
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)


Português não se conteve e comemorou com um grito ao lado de Joseph Blatter
Foto: Ruben Sprich / Reuters


 Espetacular. Fantástico. Assombroso. Monstruoso.
Os adjetivos são vários. E, ao mesmo tempo, insuficientes.
Ele não se cansa. E está no topo do planeta novamente.

Nesta segunda-feira, em festa realizada em Zurique, Suíça, com todo o glamour que os maiores craques do futebol merecem, Cristiano Ronaldo superou Lionel Messi e Manuel Neuer e, com 37,66% dos votos, foi eleito pela terceira vez na carreira o melhor jogador do mundo. A Bola de Ouro entregue pela Fifa por causa do desempenho do português em 2014 se juntará às premiações já conquistadas por ele em 2008 e 2013. Cristiano Ronaldo, definitivamente, cavou ainda mais espaço na história.


Ao receber pela terceira vez o maior reconhecimento que um jogador de futebol pode ter na vida, o atacante do Real Madrid, 29 anos, juntou-se a simplesmente outras duas lendas do time merengue e do futebol mundial: Ronaldo e Zinédine Zidane.

Todos foram eleitos "melhor do mundo" por três vezes.

À frente deles, há apenas um homem: Lionel Messi – dono de quatro conquistas entre 2009 e 2012, e que, pelo desempenho de 2014, ficou na segunda posição com 15,76% dos votos. O goleiro Manuel Neuer foi o terceiro mais votado por jornalistas, capitães e técnicos de seleções nacionais (15,72% dos votos).



Ao posar com a Bola de Ouro e falar para o mundo inteiro, Ronaldo já traçou o seu próximo objetivo: alcançar Lionel Messi. “Quero agradecer a todos meus companheiros, ao meu treinador e aos meus concorrentes.
Foi um ano especial para mim, tanto no coletivo quanto no pessoal.
E ganhar um troféu com essa dimensão é único.
Estou muito feliz e vou continuar a trabalhar da mesma forma para tentar ganhar mais troféus coletivos e individuais no futuro.
Nunca pensei que ia ganhar três vezes, mas espero alcançar o Messi já na próxima temporada. Não é algo que eu não durmo por isso, mas eu quero entrar para história do futebol como o melhor", declarou.

Tudo bem, Manuel Neuer foi campeão mundial com a Alemanha e conquistou títulos nacionais com o Bayern no ano passado. E Messi é Messi. Mas ninguém foi melhor do que Cristiano Ronaldo em 2014. Principal jogador do Real Madrid, o português liderou a equipe ao título da Copa do Rei da Espanha e também à conquista da tão desejada décima Liga dos Campeões da Europa da história do clube – sem falar na Supercopa da Europa e no Mundial de Clubes faturado há algumas semanas.


Cristiano Ronaldo ganhou 4 títulos em 2014 e teve números históricos
Foto: AFP

Mas, mesmo se não tivesse erguido nenhuma taça, o camisa 7 certamente levaria a Bola de Ouro da Fifa. Ronaldo não teve um 2014 humano. Foi praticamente extraterrestre em um ano no qual Messi sofreu com lesões e Neuer não chegou ao seu nível de atuações. Em 2014, o português jogou 60 partidas. Teve média de mais um gol por jogo. No total, foram 61 redes balançadas e 22 assistências no ano. Isso sem falar em algumas marcas históricas alcançadas pelo português entre 1º de janeiro e 31 de dezembro.

É impossível citar todas: o atacante se tornou o maior artilheiro da história da seleção portuguesa, bateu a lendária marca de Mazzola como maior goleador em uma só edição da Liga dos Campeões, colocou o seu nome no topo da lista dos jogadores que mais fizeram gols na Eurocopa e também passou Raúl no ranking dos maiores artilheiros da Champions em todos os tempos.



O único ponto baixo do ano de Cristiano Ronaldo foi a Copa do Mundo – que presenciou brilho de Messi e Manuel Neuer, mas que se tornou irrelevante perto da superioridade do português no restante de 2014. O alto nível apresentado pelo camisa 7 em toda a temporada cobrou o seu preço perto do início do torneio realizado em solo brasileiro.

Cristiano Ronaldo, que já atuara baleado na final da Liga dos Campeões da Europa, em maio, chegou destroçado à Copa do Mundo. Uma tendinite no joelho esquerdo quase custou a participação do craque na principal competição do futebol. Mas ele jogou. Apenas três partidas, mas jogou. Fez um gol, encerrou a primeira fase como maior finalizador do torneio, mas se despediu sem ao menos disputar o mata-mata. Nada que impedisse a glória já no primeiro mês de 2015...


Cristiano Ronaldo teve um 2014 fantástico e foi eleito melhor jogador do mundo pela 3ª vez (Lars Baron/Fifa/Getty Images)






Nenhum comentário:

Postar um comentário