quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Icasa é absolvido pelo STJD e Avaí está confirmado na Série A



Fonte e foto: Futebol Interior 
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Imagens: ASES e Google
Salvador, BA. (Da Redação Itinerante do Esporte Comunitário)





O resultado deixa o América-MG na quinta colocação e na Série B do Brasileiro

O Icasa foi julgado, na manhã desta quarta-feira, pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter acionado a justiça comum pleiteando uma vaga a Série A do Brasileiro alegando uma possível escalação irregular do zagueiro Luan por conta do Figueirense. O Verdão do Cariri acabou sendo absolvido por 4 votos a 2, o que faz com que o acesso conquistado pelo Avaí seja confirmado. Com isso, o América-MG segue na Série B em 2015.

Assim como aconteceu no julgamento do Botafogo-PB, os auditores optaram pela prescrição da pena de exclusão da série B imposta pela Quarta Comissão Disciplina, pois o caso foi denunciado fora do tempo limite, que é de 30 dias.

Estiveram presentes no julgamento o presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Neto,além do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto Filho, que será o vice de Del Neto na presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Dirigentes de ambos os clubes também compareceram.
Tanto o Avaí, quanto o América-MG levaram seus respectivos advogados e tentaram participar do Tribuna como terceiros, porém, o Miguel Cançado, auditor relator do processo, negou o pedido. O Coelho era o mais interessado no julgamento, pois poderia ficar na quarta colocação, em caso de exclusão do Icasa, e tirar o Avaí da elite do futebol brasileiro.

ENTENDA O CASO
No final de agosto, o STJD julgou, em primeira instância, e excluiu o Icasa do Campeonato Brasileiro da Série B por ter acionado a justiça comum pleiteando uma vaga na Série A sem que se esgotasse todas as instâncias desportivas. O Verdão até conseguiu uma liminar para jogar à elite, mas foi logo caçada.


O clube cearense, junto com a Federação, conseguiu um efeito suspensivo referente à pena imposta pelo STJS que o permitiu disputar a Série B por completo. Por duas vezes o STJD chegou a marcar um novo julgamento do Icasa, desta vez no Pleno, mas adiou a decisão nas duas vezes.

O time cearense acabou rebaixado matematicamente para Série C, terminando a competição na 18ª posição, com 43 pontos, mas sem que seus pontos fossem invalidados. Caso o time de Juazeiro do Norte fosse excluído, o Tribunal pode decidir por anular todos os jogos realizados por ele ou considerar W.O todas as partidas. Nos dois casos o América-MG terminaria a Série B na quarta posição.






Nenhum comentário:

Postar um comentário