quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

BOMBA! Dirigentes se mobilizam e Brasileirão 2015 poderá ter mata-mata



Fonte: Futebol Interior
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva.
Imagens: ASES e Google
Salvador, BA. (Da Redação Itinerante do Esporte Comunitário)





O projeto foi elaborado pelo presidente da Federação Baiana, com apoio de outros dirigentes.

O Brasileirão poderá ganhar mais emoção na temporada 2015.
No início desta semana, o presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, amparado por outros dirigentes, apresentou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) proposta para que o campeonato volte a ter o formato mata-mata.

Ednaldo elaborou o projeto durante esta temporada, ainda que no ano que vem não tenha nenhum dos seus filiados na elite Nacional (Bahia e Vitória foram rebaixados à Série B). A proposta está nas mãos de Marco Polo Del Nero, eleito presidente da CBF a partir de 2015, e que agora tem a responsabilidade de analisar e em seguida consultar a Rede Globo.

Aliás, a emissora deverá ser, mais uma vez, o grande problema para que a Série A sofra mudanças em seu regulamento. O calendário apertado tem sido motivo de muita reclamação por parte dos clubes, inclusive do grupo Bom Senso, criado justamente para debater com a entidade modificação que ajudem os clubes. Não é a primeira vez que o mata-mata volta a ser questionado nos bastidores.


A proposta para 2015 é a seguinte:
Os 20 clubes seriam divididos em dois grupos, sendo que os oito primeiros de cada avançam às quartas-de-final em jogos de ida e volta. Depois avançariam para semifinal e final, e ainda com uma disputa de terceiro lugar, que definiria o último time a entrar direto na fase de grupos da Libertadores.

Em contato com o Portal Futebol Interior, o presidente da Federação Baiana confirmou a proposta de mudanças encaminhada à CBF, e ainda disse que agora está conversando com presidentes de clubes e Federações para que também pressionem a entidade.

Entreguei a proposta na CBF, e agora vamos esperar uma posição. Tenho conversado com dirigentes, até mesmo para ouvir mais propostas que possam nos ajudar neste projeto de reformulação do regulamento. É uma ideia que eu acho que dará certo”, comentou o dirigente.


Ednaldo também defende o mata-mata para que as polêmicas de ‘mala branca’ e ‘mala preto’ possam acabar nas rodadas finais do Brasileirão.

Aliás, Bahia e Vitória foram centro destas polêmicas neste ano por estarem nas últimas posições do campeonato.

A última vez em que o Brasileirão foi disputado no formato de mata-mata aconteceu em 2002, quando o Santos foi campeão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário