sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Os 13 momentos que marcaram 2013


Fonte: FIFA.com
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)





O futebol ofereceu inúmeros momentos inesquecíveis ao longo de 2013.
Confira os 13 que ajudaram a fazer deste um ano para ficar na lembrança.

Messi ofusca ex-ídolos
7 de janeiro
Depois de marcar 91 gols em 69 jogos durante 2012, Lionel Messi recebeu a recompensa no início deste ano com uma inédita quarta Bola de Ouro FIFA consecutiva. O argentino superou os três prêmios de Marco van Basten e Johan Cruyff e realizou um feito que descreveu como "grande demais para explicar em palavras".

Mba faz Superáguias voar alto
10 de fevereiro
Foi um gol digno de ganhar qualquer jogo. Ao balançar a rede e dar o título da Copa Africana de Nações para a Nigéria, Sunday Mba levou alegria e alívio para todo um país. Os nigerianos não ganhavam um troféu importante fazia 17 anos, mas, apesar de todo o esforço de Burkina Fasso, que fazia sua primeira final continental, o chute de primeira de Mba, que acabava de dar um chapéu sobre um adversário, foi suficiente para as Superáguias levarem o título.


Barça passa o bastão
1º de maio
Os troféus viriam mais tarde, mas sem dúvida a partida que definiu o excepcional ano do Bayern de Munique aconteceu nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa, quando, depois de vir com a vantagem de 4 a 0 da ida, os alemães derrotaram o Barcelona no Camp Nou por 3 a 0. Foi a pior derrota do time espanhol em torneios europeus, e simbolizou de modo marcante a mudança da força dominante no futebol de clubes do continente.

A despedida de "Fergie"
8 de maio
Dezessete dias depois de garantir a conquista de seu 13º título nacional à frente do Manchester United e 27 anos depois de assumir o cargo de técnico da equipe, Alex Ferguson surpreendeu todo mundo ao anunciar a aposentadoria. Ele deu adeus à torcida do clube quatro dias depois em sua 1.500ª e última partida no comando do time, afirmando que tinha cumprido o objetivo de sair como vencedor.

A redenção de Robben
25 de maio
Depois de se tornar o vilão da final da Liga dos Campeões da Europa de 2012 por perder um pênalti na prorrogação contra o Chelsea, Arjen Robben se redimiu de sobra na decisão de 2013. O holandês fez a diferença no encontro entre alemães no Estádio de Wembley, armando o primeiro e marcando o segundo na vitória por 2 a 1 sobre o Borussia Dortmund.


Wambach ultrapassa Hamm
21 de junho
Como toda jogadora de sua geração, Abby Wambach cresceu idolatrando Mia Hamm e mostrou muita admiração pela inesquecível ex-atacante quando teve a oportunidade de jogar ao lado dela. Em junho, porém, a craque da atual seleção dos EUA ofuscou sua antecessora ao superar seu recorde de atleta que mais gols fez por uma seleção nacional (158). A marca veio quando Wambach balançou a rede nada menos do que quatro vezes na vitória por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul.

Brasil brilha no Maracanã
30 de junho
Uma final da Copa das Confederações da FIFA entre o país-sede e a atual campeã europeia e mundial prometia ser um verdadeiro encontro de titãs. Na verdade, porém, o jogo teve certo desencaixe, já que foi só a Seleção Brasileira quem deixou claro a que tinha vindo e conseguiu um sonoro e merecido triunfo por 3 a 0 sobre a Espanha, diante de uma barulhenta torcida que foi à loucura no Maracanã.

França vibra em terras turcas
13 de julho
O surgimento de uma interessante geração de jogadores na França, liderados por Paul Pogba, melhor jogador da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA, foi coroada com uma vitória na final da competição. Os franceses mostraram que têm uma força mental à altura de suas habilidades técnicas e saíram triunfantes da decisão por pênaltis contra o Uruguai. O goleiro Alphonse Areola foi o herói ao fazer duas defesas.


O rei da volta por cima
24 de julho
O Atlético Mineiro manteve o recente domínio do Brasil na Copa Libertadores, mas fez isso da maneira mais difícil. Tanto nas semifinais quanto na final (contra Newell's Old Boys e Olímpia, respectivamente), o Galo precisou virar uma desvantagem de 2 a 0 na ida com uma vitória pelo mesmo placar na volta, e triunfar na decisão por pênaltis que se seguiu em ambas as ocasiões. Na final, o erro na cobrança de Matías Giménez deu ao alvinegro sua primeira taça continental em 105 anos de história.

Angerer salva a pátria
28 de julho
O mais recente título da Alemanha na Eurocopa Feminina pode ter representado o hexacampeonato continental, mas sem dúvida só veio graças a uma única jogadora. A experiente goleira Nadine Angerer ajudou sua seleção a ficar com a taça graças às duas penalidades máximas que defendeu na acirrada final com a Noruega, vencida pelo placar mínimo.


Bale quebra a banca
1º de setembro
A novela mais longa do período de contratações europeu em meados deste ano foi concluída no último dia do prazo com Gareth Bale trocando o Tottenham pelo Real Madrid com um acordo de seis anos. O valor do acerto nunca foi divulgado e continua sendo objeto de conjecturas – os ingleses falam em uma quantia recorde de 100 milhões de euros, enquanto os espanhóis ficam em "apenas" € 91 milhões, que ficariam abaixo da marca estabelecida em 2009 pelo novo colega do galês, o português Cristiano Ronaldo. Não restam dúvidas, porém, de que esta foi de longe a maior contratação de 2013.

Lippi e Evergrande entram para a história
9 de novembro
Nunca um time chinês havia ganhado a Liga dos Campeões da AFC até que o Guangzhou Evergrande escreveu um novo capitulo da história no mês passado ao empatar em 1 a 1 com o Seul e levar o troféu pelos gols marcados fora de casa (a ida tinha terminado em 2 a 2). O tenso título também permitiu ao italiano Marcello Lippi, treinador da equipe, se tornar o primeiro homem a ganhar o título interclubes asiático, seu equivalente europeu e também uma Copa do Mundo.

Cristiano é manchete no fim das eliminatórias
19 de novembro
Apesar de ter havido muita emoção nas várias repescagens que encerraram as eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 2014™, não restam dúvidas de quem foi o craque que mais brilhou. Depois de fazer o único gol do jogo de ida entre Portugal e Suécia, Cristiano Ronaldo venceu o duelo com Zlatan Ibrahimovic marcando incríveis três vezes em Estocolmo e reafirmando sua condição de um dos maiores jogadores de sua geração.


Dê sua opinião
Estes foram alguns dos momentos que marcaram 2013.
Mas, para você, qual foi o ponto alto do ano no futebol?
"Deixe seu comentário".

Getty Images
actusports.fr
diariocatarinense.rbsdirect.com.br
namiradoesporte.alagoas24horas.com.br
cdn.foxsports.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário