sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Lusa cai, Flu se salva, e Brasileirão pode parar na Justiça Comum


Fonte: cruzeirodovale.com.br
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)


Pleno do STJD manteve a punição para a Portuguesa
no julgamento desta sexta-feira (Foto: Edgard Maciel de Sá)

Nos tribunais esportivos não há mais jeito, a Portuguesa saiu derrotada novamente e vai disputar a Série B em 2014. Em sua instância máxima, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva manteve a condenação do clube paulista sobre o caso Héverton, por 8 votos a 0. Com quatro pontos a menos, a Lusa entra no Z-4, não tem mais chance de recorrer sobre o tema em âmbito desportivo e acabou salvando o Fluminense, que disputará a próxima temporada na primeira divisão.


João Zanforlim, advogado de defesa, tentou culpar a CBF pelo erro e reivindicou o Estatuto do Torcedor para pedir a absolvição, mas os auditores desconsideraram os argumentos e não perdoaram o erro da escalação irregular do jogador.

A Justiça Comum é uma opção para o time derrotado, mas pode haver punições por parte da Fifa, que não vê com bons olhos o uso do recurso para decisões do futebol.

Meia Héverton teria sido escalado irregularmente
pela Portuguesa na última rodada do Brasileirão

Flamengo também é condenado, mas escapa

No julgamento seguinte ao da Portuguesa, o Flamengo também foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e foi punido com a perda de quatro pontos. O clube tentava recurso pela escalação irregular de André Santos, na última rodada do Brasileirão. Apesar de situações diferentes, os auditores seguiram a mesma linha usada para analisar o caso que causou o rebaixamento da Lusa.

Com a punição, o time carioca foi a 45 pontos, caindo para a 16ª colocação, último lugar antes da zona de rebaixamento, ficando atrás dos Fluminense, que terminou a competição no Z-4 e disputaria a Série B em 2014. Esta é a terceira vez que o Fluminense escapa de disputar a Série B, as outras vezes foram em 1997 e 2000, em ambos os casos o Campeonato Brasileiro teve problemas fora das quatro linhas, o que possibilitou ao clube carioca não competir a Série B.  

Vasco tem queda confirmada para Série B

O Vasco vai mesmo disputar a segunda divisão em 2014. Os auditores do pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) recusaram o pedido do clube carioca para impugnação da partida contra o Atlético-PR e confirmaram a queda que já havia sido consumada nas 38 rodadas do torneio nacional.

Foi a terceira negativa do tribunal ao Cruzmaltino, já que anteriormente o presidente do STJD, Flávio Zveiter, reprovou o pedido em duas ocasiões. Agora, o departamento jurídico analisa o caso e não descarta a possibilidade de ir à Justiça comum, além de fazer uma consulta na Fifa.

O clube carioca queria a impugnação do jogo por conta da briga generalizada nas arquibancadas da Arena Joinville. O Atlético-PR venceu por 5 a 1. Porém, o Vasco alegou falta de condições de segurança no documento entregue aos auditores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário