quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Série A: Leão é derrotado pelo Cruzeiro, campeão antecipado e distância para o G-4 aumenta

Por: Eudes Benício. Fonte: ibahia.com.br
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)

Cruzeiro ganhou um troféu simbólico da Federação Baiana de Futebol,
além da réplica do troféu do Campeonato Brasileiro. Foto: Reuters.

Vitória está cinco pontos atrás do Goiás, quarto colocado

Leão desperdiçou chances e colocou bola na trave

A casa era rubro-negra, mas a festa foi toda azul na noite desta quarta-feira (13), no Barradão. O Vitória recebeu o Cruzeiro para o jogo da 34ª rodada, mas não evitou a confirmação antecipada do título para o clube mineiro, que venceu por 3 a 1 e pontuou o suficiente para não ser mais alcançado, mesmo a quatro rodadas do final da competição.

Os visitantes abriram o placar com William, o Rubro-negro ainda empatou com Dinei, mas a Raposa soube aproveitar melhor as chances e marcou com Julio Baptista e Ricardo Goulart.

Com a derrota em casa e a vitória do Goiás, que foi a 56, subiu para cinco pontos a distância do Vitória para o G-4.

Com os mesmos 51 pontos do começo da rodada, o Leão permaneceu em sexto, mas não mais tão perto do grupo de acesso para a Libertadores.

Matematicamente campeão, o Cruzeiro, com 74, abriu 16 pontos de diferença para o segundo colocado, o Atlético Paranaense.

Não há mais constestações: até matematicamente o Cruzeiro
já está decretado como campeão brasileiro de 2013.
O tricampeonato veio com quatro rodadas de antecedência,
na noite em que o time bateu o Vitória por 3 a 1
Foto: Reuters

O Vitória permanece em Salvador e no próximo compromisso da reta final do campeonato receberá o Santos no Barradão. O jogo da 35ª rodada acontece no domingo (17), a partir das 16h, no horário da capital baiana. O já campeão Cruzeiro continua sua festa também no domingo e joga contra a Ponte Preta a partir das 17h (horário de Brasília), no Parque do Sabiá, em Uberlândia.

Bola rolando - Muita movimentação e jogo com qualidade técnica nos dois lados do gramado desde o primeiro minuto no Barradão. Não houve time acanhado em campo e o Leão e a Raposa saíram para o duelo aberto. O Vitória tomou a iniciativa primeiro e tentou apertar a pressão no início da partida. As chegadas pela direita na velocidade de Marquinhos eram constantes e por lá saiu o primeiro susto. Marquinhos disparou pela lateral, tabelou com Dinei, invadiu a área, chutou cruzado mandou perto da meta aos 11 minutos.

Ainda mais ameaçador, o Vitória voltou a assustar aos 18'. No contra-ataque, Marquinhos levou novamente pela direita, chutou cruzado da entrada da área, Fábio desviou, Dinei pegou a sobra, mas não acertou a finalização. Para não deixar o Leão tomar conta do jogo, o Cruzeiro também forçou a estratégia ofensiva e chegou com perigo aos 21'. Borges recebeu na área, dominou, tentou o voleio e manda muito perto do gol de Wilson.

O gol rubro-negro quase saiu na marca dos 24 minutos, mas dessa vez foi o goleiro Fábio que fez uma grande defesa depois que o jogador rubro-negro chutou sozinho e de cara com o gol na grande área. A mesma oportunidade teve Dinei, aos 30', depois de receber o passe açucarado de Juan, mas ele desperdiçou a oportunidade e mandou o chute, de cara com a meta, para fora.

Criando boas chances, mas desperdiçando na falta de capricho nas finalizações, o Vitória acabou levando o gol primeiro. No ataque em velocidade, Dagoberto mandou bola enfiada para William, que arrancou da entrada da área, invadiu e chutou rasteiro para o gol de Wilson. Depois de tomar o gol os donos da casa não diminuíram o rítmo, os desfechos das jogadas de ataque continuaram falhando e o placar não mudou até o intervalo.



Sabendo da derrota do Atlético-PR para o Criciúma, o Cruzeiro voltou a campo para o segundo tempo sabendo que já era o Campeão Brasileiro de 2013. A notícia pode ter desconcentrado o time, mas o Leão se aproveitou e empatou o duelo logo aos cinco minutos. Dinei recebeu bola levantada para a área, chutou no corpo de Fábio, a bola voltou e ele finalizou para a rede. A primeira boa chance da Raposa apareceu aos 9', na bomba mandada por Lucas Silva na cobrança de falta, mas Wilson espalmou para escanteio.

Tranquilo com o título antecipado o Cruzeiro não tinha pressa em mudar o resultado do jogo e tentava segurar o Leão. Mas a situação rubro-negra era outra e o time tentou se aproveitar do momento para sair na pressão. No lance em velocidade aos 23', William Henrique levou pela direita, passou para Dinei, ele chutou da marca do pênalti e o goleiro Fábio mais uma vez salvou depois de conseguir um tapinha para desviar. Enquanto a bola não entrava para o Rubro-negro, a organização do visitante rendeu uma jogada para colocar o campeão novamente em vantagem. Na bola enfiada para Dagoberto na área, ele atrasou para Julio Baptista completar, certeiro, aos 25'.
O Vitória tentou segurar o ritmo de ataque e continuou descendo com perigo, mas a bola insistia em não entrar. Aos 33' Dinei ficou com sobra de bola na área, mandou o chute e a bola explodiu no travessão de Fábio. Para piorar a situação e quase acabar com a chance de virada do rubro-negra, Ricardo Goulart bateu de primeira no passe para a área do Vitória e acertou o gol no contrapé de Wilson, aos 35'. O Leão ainda insistiu, mas não conseguiu reverter a situação diante da alegria cruzeirense.



Vitória 1 x 3 Cruzeiro - 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 13/11/2013, 20h50 (horário de Salvador)
Local: Barradão, Salvador
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Neuza Ines Back (SC)

Vitória:
Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Marcelo (Euller), Cáceres, Escudero e Renato Cajá (William Henrique); Marquinhos e Dinei. Técnico - Ney Franco


Cruzeiro: Fábio; Mayke, Léo, Dedé, Egídio (Everton); Guerreiro, Lucas; Dagoberto (Tinga), Ricardo Goulart, Willian; e Borges (Julio Baptista). Técnico - Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário