sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Em jejum: Bahia acumula mais de um mês sem triunfos no Brasileirão

Fonte: globoesporte.globo.com
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)

Triunfo no Ba-Vi foi o último do Bahia no Brasileirão (Foto: Divulgação / Arena Fonte Nova)

Tricolor não vence uma partida desde o Ba-Vi disputado em outubro. Já são sete jogos sem sair de campo com três pontos na Série A

Nove de outubro de 2013. Após 90 minutos de bola rolando, o árbitro Marcelo de Lima Henrique apita o final do clássico entre Bahia e Vitória, válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para alegria da maior parte dos 31 mil torcedores na Arena Fonte Nova, em Salvador, o Tricolor vence por 2 a 0. Fim do jejum de mais de dois anos sem triunfos sobre o maior rival, início de outro que se arrasta desde então na competição nacional.

Após o triunfo sobre o Vitória no Brasileirão, o Bahia não conseguiu voltar a sair de campo com os três pontos na Série A. No total, foram sete partidas desde o Ba-Vi, com quatro derrotas e três empates. Dos 21 pontos disputados, a equipe treinada por Cristóvão Borges conquistou apenas três, aproveitamento de somente 14%. Lá se vão 37 dias de jejum, período em que o Tricolor marcou três gols e teve a defesa vazada em dez oportunidades.

A longa sequência sem triunfos custou caro ao Bahia. Na 27ª rodada, após o triunfo sobre o Vitória, o time baiano ocupava a 11ª colocação e dava mostras de que podia fazer um Brasileirão sem sobressaltos. O ‘período de seca’, contudo, colocou o time baiano em queda livre. Após a derrota para o Santos, na última quinta-feira, o Tricolor caiu para a 17ª colocação, com um risco de rebaixamento de 46%.

Cristóvão Borges, técnico do Bahia (Foto: Edson Ruiz/Site oficial do EC Bahia)

A queda de rendimento não pode ser associada diretamente a mudanças no time, já que a escalação Tricolor no clássico é praticamente a mesma que atuou nas sete partidas de jejum no Brasileirão. Para o técnico Cristóvão Borges, o baixo rendimento do Bahia na Série A após o clássico está diretamente atrelado à atitude dos jogadores no campo.

– É um sintoma preocupante, mas vamos trabalhar para reverter, porque esse é o primeiro passo. A atitude, o comprometimento e a entrega têm que ser iguais a que tivemos nos melhores momentos do campeonato. A gente tem que quebrar essa sequência, porque só dessa forma vamos conseguir sair dessa situação – afirmou o treinador após a derrota para o Santos.

Para quebrar a marca negativa, o Bahia terá o Náutico pela frente no domingo, em partida marcada para as 18h30m (horário local), na Arena Pernambuco. O Alvirrubro já está rebaixado para a Série B e enfrenta um jejum pior que o Tricolor. O Timbu não vence uma partida há nove rodadas, pior marca entre os 20 times que estão na disputa da Série A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário