quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Torcida do Bahia é mais fanática que a do Vitória, aponta pesquisa

Fonte e Foto: Ibahia.
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)


Segundo a pesquisa da Pluri Consultoria, 11% dos torcedores do Bahia entrevistados disseram que são "fanáticos" pelo clube

Um estudo feito pela empresa Pluri Consultoria aponta que a torcida do Bahia é mais fanática que a do Vitória. A pesquisa perguntou a torcedores como eles se classificam, se "fanáticos", "torcedores", "simpatizantes" ou "indiferentes" e o percentual tricolor de "fanáticos" é maior que o rubro-negro.

Segundo a pesquisa da Pluri, 11% dos torcedores do Bahia entrevistados disseram que são "fanáticos" pelo clube, enquanto 48% se declararam "torcedores", 26% "simpatizantes" e 14% indiferentes. Já entre os rubro-negros, o número de fãs que se disseram "fanáticos" é menor: 9,4%. Além disso, 50% falaram que são "torcedores", 26% "simpatizantes" e 15% "indiferentes".

Equilíbrio - Apesar da vantagem tricolor no número de fanáticos, há um equilíbrio no dado que mostra a quantidade de torcedores "engajados" )soma de "fanáticos" e "torcedores") e "descomprometidos" (soma de "simpatizantes" e "indiferentes". Tanto Bahia quanto Vitória apresentaram 59% de "engajados" e 41% de "descomprometidos".

Veja Tabela


Grêmio - O Grêmio lidera o ranking de torcida mais fanática do país. O time gaúcho tem 22,5% de torcedores que se declaram "fanáticos". O arquirrival gremista, o Internacional, aparece com 19,4% de "fanáticos". O Santa Cruz surpreende e é o quarto, com 16,3%. O Flamengo, dono da maior torcida do país, é o nono. O Corinthians é o sétimo.

Mas o estudo da Pluri Consultoria faz uma ressalva. "Do ponto de vista absoluto, como era de se esperar, o Flamengo é o clube brasileiro com o maior número de fanáticos. Dono da maior torcida do Brasil, o clube carioca possui cerca de 30,3 milhões de torcedores, dos quais 3,9 milhões de fanáticos".


Números totais - "Considerando o Total dos torcedores Brasileiros, cerca de 12% se definem como 'fanáticos', enquanto que mais da metade (53%) se enxergam como 'torcedores'. Por outro lado, 17% se classificam como 'simpatizantes' e 18% como 'indiferentes'. Ou seja, 65% do total podem ser classificados como 'engajados' (fanáticos + torcedores), enquanto 35% se enquadram como 'descomprometidos' (simpatizantes + indiferentes)", diz o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário