sábado, 14 de setembro de 2013

Um centenário de dedicação ao futebol da Bahia

Por: Yuri Barreto e Marcos Mendonça. Fonte e fotos: Site da FBF
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)


O novo século transformou a paisagem da capital baiana em todos os aspectos: no político, no social, no cultural e no econômico. E no futebol não foi diferente. Como o crescimento do esporte caiu no gosto popular de forma surpreendente por tamanha rapidez, porém, desordenado no início, surgiu à imperiosa necessidade de ser fundada uma entidade esportiva para coordenar e disciplinar essa evolução.

Na Bahia, essa história começou em 28 de outubro de 1901. Neste dia, o jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, apresentou aos baianos um até então desconhecido objeto que trouxe na bagagem de uma viagem para a Inglaterra. Era uma bola.

No Campo da Pólvora, Zuza reuniu os amigos e dividiu o grupo em dois times. Em seguida, ele marcou o gol com duas pedras e deu início à prática do futebol no Estado.

Foto extraída do blog Memórias da Bahia, do portal Ibahia.com

Os anos seguintes foram marcados pela adaptação ao novo esporte. Ainda sem regras próprias, os praticantes utilizavam algumas regras oriundas da Europa. A partir daí, foram surgindo os primeiros clubes do futebol baiano, como o Club Internacional de Cricket, primeiro time exclusivamente de futebol, fundado em 1903. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, fundado em 1899, também passou praticar o futebol. Já os primeiros times a se enfrentarem numa partida oficial foram Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe.

O crescimento do futebol em solo baiano exigiu a criação de uma entidade para dar conta da organização dos jogos e aplicação das regras. Em 1904, foi criada a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST).


No ano seguinte, em 1905, a Liga realizou o primeiro campeonato baiano, considerado uma das competições mais antigas do país. Já Salvador despontou como a segunda capital a organizar uma liga de futebol.

Mas, em 1913, a LBST passou por uma série de dificuldades, às quais não conseguiu superar, e chegou ao fim, ameaçando a prática da modalidade na Bahia. Porém, no mesmo ano, uma nova entidade foi criada para mudar a história do futebol no Estado.


Em 14 de setembro de 1913 era fundada a Federação Bahiana de Futebol. A entidade organizou o esporte e, deu continuidade ao Campeonato Baiano e criou outras competições que caíram no gosto popular.

Pela entidade, passaram diversos dirigentes, que contribuíram para a fomentação do futebol na Bahia. Entre eles estão nomes como Degrimaldo Miranda, Emanoel Hassellman, Carlos Alberto de Andrade, Márcio Matos, Orlando Gomes, Raimundo Magaldi, Raimundo Viana, Antônio Pithon, Marcos Andrade e Virgílio Elísio.


Em 2001, assumiu a presidência da FBF o conquistense Ednaldo Rodrigues Gomes. De lá pra cá, o trabalho do dirigente à frente da entidade não se limitou à prática profissional.  Competições de alto nível são realizadas desde a categoria Sub-12, passando ainda pelo futebol feminino e o futebol amador, que sempre foram destaques com a revelação de grandes craques que marcaram a história do futebol brasileiro no mundo. Vale lembrar, que o cunho social não ficou esquecido. Inúmeros jovens carentes foram tirados das ruas e desviados dos caminhos do crime com o incentivo à prática do esporte.

Neste sábado (14), essa história de sucesso e dedicação ao futebol baiano completa invejáveis 100 anos. Um centenário marcado por dificuldades e desafios superados, glórias conquistadas e que deixa uma certeza para o torcedor e os clubes e Ligas Desportivas baianas: a Federação Bahiana de Futebol (FBF) trabalhará sempre pelo fortalecimento de seus filiados, buscando diariamente oferecer maiores condições a todos que estão envolvidos e imbuídos no crescimento do futebol baiano. Novos projetos serão criados, de forma direta ou indireta, sempre prezando o aperfeiçoamento do ser humano.

A Federação Bahiana de Futebol (FBF), através do atual presidente, Ednaldo Rodrigues, agradece aos torcedores, filiados, diretores e colaboradores, parceiros comerciais, parceiros institucionais (Polícia Militar, Ministério Público e Polícia Civil), árbitros, auditores do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia, membros do Conselho Fiscal, Governo do Estado, Imprensa escrita, falada e televisada pelo apoio na luta pelo desenvolvimento do futebol da Bahia. Fomentar e difundir o futebol em todo Estado é a missão desta centenária entidade.


Confira a baixo as competições organizadas e apoiadas pela FBF na atualidade:

Com o Campeonato Baiano Profissional da 1ª Divisão, Campeonato Baiano da 2ª divisão, Campeonato Baiano Sub-20, Campeonato Baiano Infantil e Juvenil, Campeonato Intermunicipal, Copa Governador do Estado, Campeonato Baiano Feminino e o Torneio Seletivo, além das Copas Regionais de seleções adultas, organizadas pelas ligas municipais, Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17, elaborada pela Sudesb com participação anual da seleção brasileira de base, Campeonatos Regionais  Sub-12 à Sub-15, promovidas pelo Esporte Clube Vitória e a Copa Salvador de Futebol Dente de Leite em parceria com a prefeitura, a FBF busca inserir o futebol no calendário esportivo do estado.

Confira a lista dos clubes e Ligas filiados à entidade:

·         Clubes do Torneio Seletivo

·         Aniversário de Fundação - Clubes e Ligas

·         Clubes Futebol Feminino

·         Clubes da 1ª Divisão

·         Clubes da 2ª Divisão

·         Clubes Inativos

·         Estádios da 1ª Divisão

·         Ligas Municipais


Confira a relação dos campeões estaduais:


Com informações:
Jornal A Tarde em 27/02/2006, na seção MegaFone do suplemento A Tarde Esporte Clube.

Colaborador FBF:
Wesley Guimarães, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação, e Arquivologia pelo Instituto de Ciência da Informação - ICI da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário