sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Grandes do Rio aprovam turno único no Campeonato Carioca de 2014

Fonte e fotos: Globo Esporte.
Edição: Jorge Luiz da Silva
Laranjeiras, SE (da redação Itinerante do Esporte Comunitário)



Fórmula, no entanto, precisa ser aprovada pelo Conselho Nacional do Esporte (CNE) e passar pelo Arbitral da Federação do Rio
Em reunião na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) nesta sexta-feira, os representantes dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro aprovaram a ideia proposta pela entidade, em mudar a fórmula do Campeonato Carioca de 2014 e realizá-lo em turno único.

A proposta, no entanto, ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Nacional do Esporte (CNE) e passar pelo arbitral na própria Ferj, na presença dos demais 12 clubes participantes, no dia 7 de outubro.

Pela proposta, a entidade sugere um Carioca com 15 rodadas, todos contra todos.

Os quatro melhores se classificariam para as semifinais, utilizando 19 datas, contra 21 de 2013.

No antigo formato, havia a divisão em dois grupos e a disputa da Taça Guanabara e Taça Rio.

No fim, os vencedores de cada turno se enfrentavam em duas partidas.

Rubens Lopes,
Presidente da FFERJ 
aguarda resposta do CNEFoto: Felippe Costa /Globoesporte.com)
Também esteve presente ao encontro o vice-presidente da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) e presidente do Sindicato de Atletas de Futebol do Rio de Janeiro (Saferj), Alfredo Sampaio.

A necessidade da aprovação do CNE se dá pelo fato de o Estatuto do Torcedor não permitir que se altere a fórmula de disputa de uma competição sem que a mesma seja aplicada por dois anos seguidos.

A Ferj, contudo, pede a mudança para que possa iniciar o Estadual do Rio apenas no dia 19 de janeiro, contrariando o calendário divulgado pela CBF.


Nele, os torneios regionais teriam de começar no dia 12.

Se o CNE liberar a mudança, a fórmula terá de ser também aprovada pelo arbitral na sede da federação.

A tendência é que os clubes pequenos não se oponham, mas, caso discordem e votem juntos, desbancariam o desejo da própria Ferj e dos quatro grandes.

Juntos, os 12 times de menor expressão possuem 78 votos, contra 58 de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

Para 2015, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, promete mudanças mais radicais e que, se forem colocadas em prática, devem agradar ainda mais aos quatro clubes grandes do Rio de Janeiro.

A ideia é que o Carioca seja iniciado no primeiro fim de semana de fevereiro e que haja partidas apenas aos fins de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário