domingo, 11 de agosto de 2013

Esquadrão não consegue segurar o Grêmio e tropeça na Arena Fonte Nova

Por: Eudes Benício. Fonte: Ibahia
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação itinerante do Esporte Comunitário)


Tricolor foi melhor no começo, mas "apagou" no 2º tempo.

Tricolor gaúcho venceu com gols de Riveros, Maxi Rodrigues e Guilherme Biteco

A comemoração foi tricolor na Arena Fonte Nova, mas não foi o Bahia quem saiu feliz de campo. O Esquadrão recebeu o Grêmio na noite deste domingo (11), mas não conseguiu segurar a equipe gaúcha e acabou derrotado por 3 a 0 dentro de casa. O Tricolor foi superior na etapa inicial, porém não marcou e viu o rival "acordar" no segundo tempo e abrir a vantagem no placar com gols de Riveros, Maxi Rodrigues e Guilherme Biteco.

Sem marcar pontos na 13ª rodada, o Bahia desceu na classificação e saiu de campo na nona posição, com 19 pontos. A distância para o G-4, que tem o Corinthians como último colocado, é de dois pontos. O Grêmio igualou a pontuação do Esquadrão, mas leva a melhor nos critérios de desempate e está em sétimo.

A bola volta a rolar pelo Brasileirão no meio da semana e o Esquadrão tem seu compromisso fora de casa na 14ª rodada. Na quarta-feira (14), a partir das 19h30, o Bahia entra em campo no estádio Independência, em Minas Gerais, para enfrentar o Atlético Mineiro. Também na quarta, mas às 21h50, o Grêmio recebe o Cruzeiro na sua Arena, em Porto Alegre.


O jogo - Foram os donos da casa quem começaram melhor depois que a bola rolou na Arena Fonte Nova. Com mais organização tática, o Bahia partiu primeiro para o ataque e emplacou o primeiro bom lance aos dois minutos de jogo.  Marquinhos Gabriel arrancou do meio-campo, tabelou com Fernandão, voltou a receber na área e chutou cruzado e com perigo para Dida.

Além de atacar com mais eficiência, o Tricolor baiano adiantou a marcação na intermediária e ofereceu dificuldades para o Grêmio conseguir se organizar em campo. Com uma transição rápida entre defesa e ataque e velocidade no passe de bola o Esquadrão seguia melhor e quase marcou aos 10'. Depois da cobrança de escanteio para o Bahia, Titi foi no segundo andar, cabeceou forte e acertou a trave.

Apesar dos sustos, a equipe gaúcha conseguiu melhorar a posse de bola e deu uma segurada no ímpeto de ataque do Esquadrão, diminuindo o ritmo do jogo. Mais para a parte final do primeiro tempo o Bahia voltou a mostrar superioridade e aumentou a força no ataque. O gol esteve muito perto aos 34', quando Wallyson recebeu o cruzamento na área, bateu cruzado, Fernandão se jogou para completar, mas não alcançou.


O confronto recomeçou mais truncado e equilibrado no segundo tempo e nos primeiros minutos nenhum dos times se destacou no ataque. O Esquadrão perdeu parte da agilidade que mostrou na primeira etapa e, menos pressionado, o Grêmio conseguiu avançar mais no ataque e conseguiu oferecer perigo, principalmente nos lançamentos longos para a área.

Justamente em um lançamento que o Grêmio conseguiu marcar seu primeiro gol e abrir o placar da partida. Aos 23', Elano recebeu o cruzamento, cabeceou no travessão e na sobra Riveros conseguiu completar para o fundo do gol. Em desvantagem no placar, o Bahia também ficou em situação inferior no número de jogadores depois da expulsão de Titi, aos 29'. O zagueiro recebeu o vermelho depois de deixar o braço no rosto de Elano na dividida.

O Tricolor gaúcho soube aproveitar o momento superior, se manteve atacando depois do primeiro gol e ampliou a vantagem. Aos 32 minutos, Maxi Rodrigues, que havia acabado de entrar, chutou com força do canto direito da área, a bola desvia em Rafael Nonato, matou Lomba no lance e ainda bateu na trave antes de invadir o gol. No último minuto do tempo regulamentar, o Grêmio ainda encontrou a oportunidade de esticar a superioridade na contagem e encerrou com Guilherme Biteco, que balançou a rede depois de receber e chutar cruzado da área.


Bahia 0 x 3 Grêmio - 13ª rodada, Campeonato Brasileiro - Série A
Data: 11/8/2013, dom, 18h30
Local: Arena Fonte Nova, Salvador
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Lorival Candido das Flores (RN) e Flavio Gomes Barroca (RN)

Bahia: Marcelo Lomba; Neto (Diones), Titi, Rafael Donato e Raul; Rafael Miranda, Fahel e Helder; Wallyson (Anderson Talisca) (Lucas Fonseca) e Marquinhos; Fernandão - Técnico: Cristóvão Borges

Grêmio: Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Moisés, Adriano, Riveros (Guilherme Biteco), Ramiro (Mateus Biteco), Elano (Maxi Rodrigues) e Alex Telles; Barcos - Técnico: Renato Gaúcho

Nenhum comentário:

Postar um comentário