quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Com decisão nos pênaltis, Leão é eliminado pelo Coritiba da Copa Sul-Americana

Por: Eudes Benício. Fonte: Ibahia
Edição: Jorge Luiz da Silva. Fotos: coritiba.com.br
Salvador, BA (da redação Itinerante do Esporte Comunitário)

Coxa venceu por 1 a 0 no tempo regulamentar. Vanderlei segurou três cobranças

Durou apenas dois jogos a participação rubro-negra na Copa Sul-Americana de 2013.
Depois de vencer o primeiro jogo em casa, o Vitória não conseguiu segurar o Coritiba no duelo de volta no Couto Pereira, na noite desta terça (27).
Derrotado por 1 a 0 no tempo regulamentar, com gol de Júlio César, o Leão perdeu a vaga nas oitavas da competição continental na cobrança de pênaltis.
O goleiro do Coxa se destacou na decisão e segurou três cobranças rubro-negras, Wilson ainda segurou duas, mas a contagem fechou nos 4 a 3 a favor dos donos da casa.

O rival do Coritiba na próxima fase sairá do confronto entre River (URU) e Itagui (COL), que acontece nesta quarta (28). Voltando as atenções para o Campeonato Brasileiro, o Leão terá dedicação exclusiva ao certame, volta a campo no final de semana e recebe o Criciúma no Barradão, no domingo (1º), a partir das 16h.
O Coxa volta a jogar em casa e recebe o Internacional no mesmo dia e horário.

O jogo - Logo depois que a bola rolou no Couto Pereira bastaram alguns minutos para perceber qual era a proposta dos times. O vitória começou arriscando menos e esperando o jogo mais na defesa, enquanto o Coxa investia mais no ataque, mas ao mesmo tempo deixava as brechas para o bote rubro-negro. O Leão foi o primeiro a finalizar, mas o chute de Fabrício na cobrança de falta aos seis minutos foi defendido com facilidade por Vanderlei.


No desenvolvimento do jogo o Coritiba não conseguia ser tão ofensivo como a formação tática escolhida pelo técnico sugere e o Leão, mais organizado, mostrava mais facilidade para chegar ao ataque e oferecia mais perigo. O Rubro-negro voltou a assustar aos 17', logo depois do cruzamento na cobrança de escanteio. No bate-rebate na área, a bola sobrou na frente do gol, mas a zaga do Coxa chegou primeiro, no chutão e afastou o perigo.

O goleiro Wilson quase não tinha trabalho diante da dificuldade de finalização dos donos da casa. Sem conseguir armar até a área o Coritiba passou a arriscar mais nos chutes de longa distância, mas o caminho do gol seguia distante. Numa das vezes que esteve mais perto, faltou mira no cabeceio de Bill e ele completou para fora o bom cruzamento de Victor Ferraz para a pequena área, aos 33'.

Nos minutos finais da etapa inicial os donos da casa ensaiaram a pressão, ligaram a sequência de ataques e Bill quase marcou no bom chute de fora da área, aos 44', que passou tirando tinta da trave de Wilson. Ainda assim a situação no placar não mudou até o intervalo.

Diferente do que tentou na primeira etapa, o Coxa voltou com o ímpeto de ataque mais acertado e desequilibrou a partida logo no primeiro minuto do segundo tempo. Depois do vacilo de Fabrício na área do Vitória, Bill aproveitou para roubar e chutou cruzado. Wilson ainda desviou, mas a bola sobrou para Júlio César, que da pequena área completou para a rede.

Depois do gol o jogo ficou ainda mais equilibrado. Caio Júnior trocou peças sem mudar o esquema tático rubro-negro e o Leão se dedicou ainda mais no setor defensivo para evitar que o Coritiba ampliasse e construisse o placar da classificação. O técnico Marquinhos demorou mais a fazer alterações, manteve o time com postura mais ofensiva e o Coxa passou a criar mais oportunidades na segunda etapa, fazendo momentos de pressão. O equilíbrio prevaleceu e a decisão foi para as penalidades.

Decisão - Duas penalidades perdidas para cada lado na série de cinco, com Maxi e Pedro Oldoni perdendo as cobranças rubro-negras, e na sequência "um por um" o goleiro do Coxa voltou a brilhar, segurou a cobrança de Dimas, Gil converteu e classificou os donos da casa para as oitavas da Sul-Americana.


Coritiba 1 (4) x 0 (3) Vitória - 1ª fase da Copa Sul Americana - Jogo de volta
Data:27/8/2013, 21h50
Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Altemir Hausmann e Kléber Lúcio Gil (ambos Fifa-SC)

Coritiba: Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo; Júnior Urso, Gil, Júlio César e Vitor Júnior; Geraldo (Arthur) e Bill. Técnico: Marquinhos Santos

Vitória: Wilson; Dimas, Victor Ramos, Fabrício e Euller; Luis Alberto, Elizeu, Renato Cajá (Vander) e Felipe (Marquinhos); Maxi Biancucchi e Dinei (Pedro Oldoni). Técnico: Caio Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário