domingo, 14 de julho de 2013

Lomba monta 'parede' e Esquadrão fica no empate com a Ponte Preta

Por: Eudes Benício. Fonte: Ibahia.com.br
Fotos Rodrigo Villalba/AFI e Ibahia
Postado por: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação Itinerante do Esporte Comunitário)


William, ex-vitória, perdeu duas penalidades a favor da Macaca

Uma noite salvadora do goleiro impediu que o Bahia contabilizasse mais uma derrota no Brasileirão. Marcelo Lomba brilhou, defendeu duas penalidades e o Tricolor ficou no empate sem gols diante da Ponte Preta, em Campinas, na noite desse sábado (13). O jogo "morno" no Moisés Lucarelli teve pouco poder ofensivo nos dois lados do campo e ficou para o atacante William a indesejada missão de desperdiçar as duas maiores chances que os donos da casa tiveram de conseguir a vitória.

Com apenas um ponto marcado e vitórias de rivais próximos na tabela, o Bahia caiu da terceira para a quarta colocação, com 12 pontos, empatado com Coritiba e Internacional, mas a situação ainda pode mudar até o desfecho da rodada. A Ponte Preta chegou aos sete pontos e subiu duas posições, indo dormir como 14ª.

Depois da semana em terras paulistas, o Bahia volta para Salvador e terá uma semana para se preparar para o clássico na oitava rodada do Brasileirão. No próximo domingo (21), o primeiro BaVi do campeonato será realizado no Barradão, com bola rolando a partir das 16h. No mesmo dia, às 18h30, a Ponte encara o Atlético Mineiro, no Independência, em Minas Gerais.


O jogo - Quando a bola rolou no gramado do Moisés Lucarelli, dinamismo e velocidade não foram exatamente os pontos fortes da disputa. Muita troca de posse de bola e nenhum ataque perigoso no jogo durate toda a primeira metade do tempo inicial. O Tricolor marcava em cima a Ponte, se distribuía bem em campo, mas não conseguiu encaixar o ataque nos primeiros minutos. Mesmo marcando bem no campo defensivo, o Bahia mostrou dificuldade para sair jogando e precisou segurar o ensaio de pressão dos donos da casa.

Com a dificuldade para sair jogando dos dois lados, os times passaram a rifar a bola e demorou até que saísse a primeira jogada com reais chances de gol. Só aos 26 minutos a Ponte conseguiu aplicar um susto maior, que veio quando William cabeceou na pequena área depois do cruzamento de Ramirez, mas Lomba fez boa defesa e evitou o gol. Sem o mesmo perigo, mas com chance de gol, o Esquadrão esteve perto de abrir o placar na marca dos 36', quando Talisca pegou a sobra da cobrança de falta e chutou forte da área, mas Roberto defendeu.

Antes do final do primeiro tempo a Macaca partiu para tentar mais uma vez a pressão e quase marcou com William. O atacante chegou para cabecear depois do bom cruzamento de Chiquinho e mandou ao lado da trave direita de Marcelo Lomba, mas o gol não saiu.

No recomeço da partida, alguns problemas do primeiro tempo voltaram com os jogadores dos vestiários. Com a marcação forte, o meio-campo não conseguia articular as jogadas, a "rifa" das bolas continuou e se viu pouca objetividade nos dois ataques na volta ao jogo. Aos 11', no lance de bola parada, os donos da casa tiveram a primeira chance na segunda etapa. Na cobrança de falta de Uendel, Ferron cabeceou na área, tentou tirar de Lomba e quase fez.

Logo depois, aos 15', nascia a melhor chance da Macaca de tirar o zero do placar. No avanço de Rildo na área, Diones acompanhou, tocou no pé do atacante, que caiu, e o árbitro apontou a penalidade. William foi para a cobrança, chutou sem muita força na esquerda e Lomba acertou o canto para defender e evitar o gol.

O jogo seguiu morno até que a mesma chance se repetisse para a Ponte Preta. Aos 27', mais uma vez Rildo avançou no ataque, passou pela zaga e desta vez foi derrubado na área por Marcelo Lomba, em nova penalidade. William foi outra vez para a cobrança, chutou forte no canto direito, mas o goleiro tricolor acertou mais uma vez e salvou. Depois de mais uma oportunidade desperdiçada, o ritmo de jogo chegou a melhorar, mas não o suficiente para tirar o empate do placar.


Ponte Preta 0 x 0 Bahia - 7ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série A
Data: 13/7/2013, sab, 21h
Local: estádio Moisés Lucarelli
Árbitro: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Lorival Candido das Flores (RN)

Ponte Preta: Roberto; Artur (Tiago Cametá) (Giovani), Ferron, Diego Sacoman, Baraka; Uendel, Rildo, Paulo Roberto (Adrianinho), William; Ramirez e Chiquinho. Técnico: Paulo César Carpegiani

Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Diego (Feijão), Raul; Fahel, Diones, Rafael Miranda; Talisca, Marquinhos (Wallyson); Fernandão (Souza). Técnico: Cristóvão Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário