sábado, 22 de junho de 2013

Seleção se impõe, vence e "foge" da Espanha

Fonte: Futebol Interior.
Serrinha, BA (da redação Itinerante do Esporte Comunitário)


Vitória garantiu a liderança e os 100% de aproveitamento ao time brasileiro

Em um jogo emocionante e de muitos gols nesse sábado, na Arena Fonte nova, o Brasil venceu a Itália por 4 a 2 e garantiu a primeira colocação do Grupo A da Copa das Confederações com 100% de aproveitamento.
Dante, Neymar e Fred, duas vezes, marcaram os gols da seleção brasileira.
Giaccherini e Chiellini descontaram para os italianos. (Créditos das fotos: Wander Roberto/Vipcomm e Fifa).

Com o resultado, o time de Felipão fechou a primeira fase com nove pontos, na liderança do Grupo A, enquanto a Itália, que também já estava classificada fica na primeira colocação.
Dessa forma, os confrontos mais prováveis nas semifinais serão entre Brasil e Uruguai, no Estádio do Mineirão, e Espanha e Itália, no Castelão, mas para isso o Grupo B ainda precisa ser decidido com a última rodada que será disputada às 16 horas desse domingo.

Com dois gols, o centroavante Fred se reencontrou com o bom futebol e saiu elogiado pelo técnico Felipão.
Neymar e o lateral-esquerdo Marcelo também tiveram atuações destacadas.


Pressão e gol no fim
O Brasil começou pressionando o adversário e com menos de cinco minutos de jogo já havia criado ao menos três boas chances de abrir o placar com Neymar, Oscar e Hulk.
Era nítido que a Itália estava acuada e se complicava sozinha em lances simples de saída de bola, entregando a jogada para os atacantes brasileiros.

Com maior posse de bola, o Brasil imprimia um ritmo de jogo de velocidade que a seleção italiana não conseguia acompanhar.
Com isso, o time do técnico Cesare Prandelli se limitava a se defender sem conseguir nem mesmo contra-atacar.

Depois da metade do primeiro tempo, a Itália finalmente conseguiu encaixar a marcação e, com isso, armar algumas jogadas de contragolpe, mas o Brasil seguia melhor e mandava no jogo.
De tanto insistir, a seleção brasileira conseguiu abrir o placar no último minuto do primeiro tempo com o zagueiro Dante, que entrou no lugar de David Luiz, machucado.
Em uma cobrança de falta pela esquerda, Neymar alçou a bola na área na cabeça de Fred.
O goleiro Buffon defendeu a finalização do camisa 9 da seleção, mas Dante estava ligado e pegou o rebote para vencer o goleiro italiano que já estava no chão.

Imprevisível
O segundo tempo começou parecendo que seria como o primeiro, mas logo aos cinco minutos, na primeira chegada do time italiano, o Brasil sofreu um gol que foi um verdadeiro castigo.
Balotelli conseguiu dar um lindo toque de calcanhar para Giaccherini que invadiu a área pela direita e soltou o pé batendo cruzado, sem chance de defesa para Júlio César.

Mas o Brasil não demorou para responder.
Apenas quatro minutos depois, Neymar cobrou uma falta com perfeição, vencendo o goleiro Buffon e colocando a seleção na frente novamente.
O camisa 10 bateu no ângulo do canto em que o goleiro estava e surpreendeu o italiano.

Melhor no jogo, a seleção ainda conseguiu ampliar aos 21 minutos com Fred.
O centroavante conseguiu vencer a má fase e marcou seu primeiro gol na Copa das Confederações.
Aproveitando belo lançamento do lateral Marcelo, o atacante do Fluminense venceu a disputa com Chiellini e fuzilou para o gol, estufando as redes da defesa italiana.

Imprevisível, o jogo voltou a pegar fogo apenas cinco minutos mais tarde quando, em lance duvidoso, o zagueiro Chiellini fez o segundo gol italiano.
Após lance duvidoso na área do Brasil em que o juiz teria apitado pênalti, o lance seguiu e o italiano concluiu para o gol. Os jogadores brasileiros protestaram muito contra a decisão do árbitro e as imagens do jogo mostraram que ele realmente havia apitado antes da conclusão do zagueiro da Azurra.
Mesmo assim, o gol foi validado sob protestos do estádio inteiro.

Fotos: Futebol Interior / Globo Esporte e Lancenet

Final dramático
No final do jogo, o técnico Felipão sacou Neymar e Hulk para colocar Bernard e o volante Fernando, recuando o time brasileiro.
Vencendo por 3 a 2, a seleção, que antes tinha mais posse de bola, passou os último minutos tendo que se segurar da pressão italiana e passando perto de sofrer o empate com chutes de Balotelli e até uma bola que explodiu no travessão de Júlio César em uma cabeçada de Maggio.

Mesmo assim, o Brasil se segurou e chegou ao quarto gol com Fred de novo.
Sempre bem posicionado, o centroavante aproveitou rebote de Buffon após um chute de Marcelo e tocou com facilidade para o gol vazio.

Com a vitória, o Brasil garantiu os 100% de aproveitamento na primeira fase da Copa das Confederações e a classificação na primeira colocação do Grupo A.

Goleadores do jogo (Dante, Neymar e Fred (Brasil); Chiellini e Giaccherini (Itália). Fotos: Site da Fifa.

Brasil 4x2 Itália
Local: Arena Fonte Nova , em Salvador (BA). 22/06, às 16h00
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
Assistentes Abdukhamidullo Rasulov (Uzbequistão) e Bakhadyr Kochakarov (Quirgistão)
Público: 48.874 pagantes.
Gols: Dante (45'), Neymar (54'), Fred (66' e 87'), Brasil.
Giaccherini (50'), Chiellini (71'), Itália

Brasil: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz (Dante) e Marcelo; Luiz Gustavo, Hernanes e Oscar; Hulk (Fernando), Fred e Neymar (Bernard). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Itália: Buffon; Abate (Maggio), Bonucci, Chiellini e De Sciglio; Candreva, Aquilani, Marchisio, Montolivo (Giaccherini) e Diamanti (El Shaarawy); Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário